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Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, enquanto para outras é uma necessidade. Mas seja qual for a situação, o fato é que começar a empreender do zero não é uma tarefa simples. Ter um negócio, ainda que pequeno, exige planejamento, orçamento bem definido e estudos sobre o nicho de atuação e marketing. Afinal, um pequeno empreendedor precisa dar conta de vários setores do seu negócio.

Mas calma, selecionamos 7 dicas para você começar a empreender do zero e ter sucesso no seu negócio.

Como começar a empreender passo a passo: 7 dicas fundamentais

Muitas vezes, a escolha de um empreendimento é feita às pressas, após uma demissão ou por desejar ser seu próprio chefe. Contudo, é preciso se organizar para não perder dinheiro, se endividar e acumular frustrações.

Para aumentar as suas chances de sucesso, é preciso se planejar, entender sobre o seu nicho, além de fazer um orçamento para colocar suas ideias em prática. Confira nossas dicas.

1. Comece pelo que você já sabe

Ao pensar em ter um empreendimento, muitas pessoas desejam mudar de área. Contudo, a melhor opção é começar pelo que você já sabe e tem experiência. Começar a empreender do zero é bastante desafiador, mas pode ser um pouco mais simples se você já tiver uma certa experiência na área.

Por isso, dê preferência às áreas que tem alguma afinidade. Seja um nicho que já possui experiência, algo que já faz como hobby ou mesmo algo que aprendeu recentemente e possui um certo conhecimento. Conhecer o nicho em que irá atuar já é um excelente ponto de partida para conquistar sucesso no seu negócio.

Gostar daquilo que você faz, ou seja, fazer do seu hobby uma profissão também pode ser uma motivação extra para fazer tudo dar certo nos momentos desafiadores.

2. Trace a ideia do seu empreendimento

Parece óbvio dizer, mas todo grande negócio começou por uma simples ideia. E para isso, não é necessário ter um grande insight e trazer uma ideia revolucionária para o mercado. Empresas de sucesso são, nada mais nada menos, aquelas que cumprem uma necessidade do mercado. Portanto, considerando o seu nicho de atuação, é importante destacar alguns diferenciais do seu negócio.

É preciso, por exemplo, vender o que ninguém mais vende. Ou ter um preço mais convidativo que a concorrência, ou ainda, ser mais especializado em um determinado serviço e oferecer uma experiência superior ao seu cliente.

A principal dica é observar o seu local de atuação e a concorrência, para assim oferecer algo que ela ainda não oferece. Mesmo em nichos competitivos é possível inovar e trazer uma experiência diferenciada ao cliente. Aquilo que é diferente e preenche uma lacuna no mercado antes não preenchida, te trará boas chances de sucesso.

3. Estude o mercado do seu nicho de atuação

Escolhido o nicho de atuação e ao ter sua ideia em mente, é preciso estudar com atenção o seu mercado. Defina quem é o seu público, quanto ele está disposto a pagar, seus hábitos de consumo, lugares que frequenta… Enfim, conheça o máximo possível do seu público para oferecer uma ótima experiência para ele.

Se possível, faça também uma pesquisa de aceitação do seu produto. Você não precisa ir muito longe para isso, pode começar perguntando ao seu círculo social. Pergunte aos amigos e familiares se eles comprariam o seu produto ou serviço. Você também pode enviar algumas amostras para testar a receptividade do público.

Ideias ótimas podem ou não ter sucesso e tudo depende se o mercado está preparado para recebê-la. Ou seja, é preciso ter uma demanda real para que seu empreendimento prospere.

4. Liste os investimentos necessários

Por menor que seja o seu negócio, você vai precisar de alguns investimentos para começar. Quais são eles? Coloque no papel, pois vai te ajudar a adequar ao seu orçamento. Se pergunte do que precisa para começar neste nicho. Se vai precisar de uma maquininha de cartão, elaborar um site para vendas e-commerce, alugar uma sala… Enfim, os investimentos necessários são muito variados dependendo do nicho de atuação.

A seguir, você vai entender um pouco sobre como elaborar um plano de negócios, que vai te ajudar a colocar no papel os investimentos necessários.

5. Elabore um plano de negócios

Se o planejamento financeiro é importante a nível pessoal, imagine a sua importância para o sucesso de um empreendimento. Mas o plano de negócios não para por aí, pois além do financeiro é preciso ter em mãos algumas outras informações relevantes. Um plano de negócios, nada mais é do que um roteiro do seu empreendimento, que inclui o capital a ser utilizado, descrição dos produtos ou serviços ofertados e muito mais.

Veja o que precisa ter no seu plano de negócios:

  • Nome da empresa;
  • Área de atuação;
  • Produtos ou serviços ofertados, bem como sua descrição;
  • Descrição do seu público-alvo;
  • Planejamento financeiro (orçamento inicial, capital de giro, investimentos…);
  • Planejamento de marketing (como você pretende divulgar o seu negócio).

Um plano de negócio pode parecer muito para os pequenos empreendedores, mas por mais simples que seja o seu empreendimento, ele é extremamente necessário para direcionar a sua empresa e obter sucesso. Ele também garante que nada saia do orçamento previsto, para evitar prejuízos.

6. Use (e estude) as redes sociais para divulgar

Saber o básico sobre redes sociais é um dos requisitos básicos para começar um empreendimento. Isso porque a divulgação online é uma das principais formas de conquistar novos clientes para o seu negócio e o melhor: de forma gratuita. Quando você se faz presente nas redes sociais você ganha visibilidade e atrai novos clientes para a sua empresa.

Conheça seu público, saiba quem deseja atingir e pense em estratégias para dialogar com aquele público. Se o seu público é jovem, é preciso investir ainda mais no marketing nas redes sociais para conversar e se conectar com seus clientes.

7. Formalize o seu negócio

Começar um negócio na informalidade é a única saída para muitos empreendedores no Brasil, contudo, não é a melhor opção. Pode até parecer vantajoso seguir o caminho da informalidade para evitar gastos, mas o barato pode sair caro.

Quando a formalização é feita desde o início, evita dores de cabeça com problemas fiscais, além de trazer muitas vantagens e seguranças para o seu negócio. A categoria MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, te garante os direitos previdenciários, declaração de renda de forma simplificada, além de trazer benefícios caso precise captar recursos para o seu negócio.

Pesquise em qual categoria seu empreendimento se enquadra e não deixe a formalização para depois.

Se empreender é a sua vontade neste momento, organize-se para que suas chances de sucesso sejam ainda maiores. Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários, pois a equipe BLU365 ficará feliz em te ajudar!