Pular para o conteúdo principal

O preço de muitos itens vem subindo em 2021 e comprometendo drasticamente o orçamento dos brasileiros. Entre eles, o preço da gasolina é um dos que mais subiu e há cidades em que o valor do litro ultrapassa R$7. Até julho deste ano, o preço da gasolina já subiu 27,51% e continua a subir. Entenda por que o preço tem estado nas alturas e o que fazer para economizar.

Por que o preço da gasolina não para de subir?

Antes de entender todos os fatores que elevam o preço da gasolina, é preciso entender sobre como os preços são formados. Funciona da seguinte forma:

Preço exercido pela Petrobras nas refinarias + tributos federais (PIS/Pasep, Cofins e Cide) + tributo estadual (ICMS) + custo de distribuição e revenda.

Outro custo que deve ser levado em consideração é o do etanol anidro, que faz parte da composição da gasolina. A variação de todos esses fatores, contudo, passa pelo principal fator que eleva o valor da gasolina: o preço do dólar.

Influência do dólar no preço da gasolina

Apesar da matemática por trás do valor da gasolina, um fator deve ser levado em consideração neste momento, a alta do dólar. O preço do barril de petróleo é atrelado ao valor do dólar e com o real desvalorizado em relação à moeda, o preço fica nas alturas. Em março deste ano a desvalorização do real perante ao dólar chegou a 11%.

Assim, cabe salientar que o valor do barril de petróleo não é o culpado pela alta na gasolina. O petróleo já esteve em valores mais elevados e a gasolina não chegou a custar o que custa hoje.

Entenda mais sobre como o dólar pode afetar a sua vida.

consulta de cpf

A política econômica do governo

O principal motivo para o cenário de altos preços, que envolve a desvalorização da moeda brasileira, é a incerteza no cenário político. Investidores se sentem inseguros em investir no Brasil devido a falta de estratégias sólidas do atual governo federal e deixam de investir em dólares no país. A valorização da moeda nacional é um dos fatores que poderia ser responsável por uma queda no preço da gasolina e outros valores.

Como economizar na gasolina?

Economizar com a gasolina não é algo simples e que depende de atitudes individuais. Inclusive, neste momento temos dados que cerca de 25% dos motoristas de aplicativo desistiram da função. Os que continuam, estão tendo muitas dificuldades em se manter e muitos têm cancelado boa parte das viagens pelo custo não valer a pena. Sendo assim, é preciso entender que economizar na gasolina e em outros itens fundamentais não deveria ser algo que parte da escolha individual.

Contudo, enquanto o cenário não melhora, há algumas dicas para aliviar um pouco o orçamento quando falamos no preço da gasolina. São elas:

  • Abasteça usando clube de vantagens: há diversos bancos e bandeiras de postos que oferecem descontos e cashback para quem utiliza os aplicativos. Vale a pena pesquisar.
  • Pesquise preços: apesar do preço da gasolina não sofrer grandes alterações dentro de uma mesma cidade, às vezes é possível economizar ao pesquisar preços. Durante sua pesquisa você provavelmente vai perceber que em determinados bairros da cidade o valor tende a ser um pouco mais acessível.
  • Considere pegar o transporte público alguns dias por semana: sabemos que não é algo viável para muitas pessoas, mas que tal deixar o carro em casa quando for possível? Assim você também ajuda o planeta.
  • Se possível, adquira uma bicicleta: adquirir uma bicicleta é uma possibilidade para economizar com gasolina. Assim você pode pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem e ver o que compensa naquele momento.
  • Esquema de caronas: se você trabalha ou estuda com pessoas que fazem o mesmo trajeto que você, por que não dividir as despesas com gasolina? Assim pesa menos no bolso de todos os envolvidos.

E você, tem feito alguma coisa para economizar com gasolina? Compartilhe conosco nos comentários.

Deixe uma Resposta