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Você sabe o que é ZMOT?

É provável que não, mas devo te dizer que isso só acontece porque as empresas não querem que você fique sabendo sobre essa estratégia que elas utilizam. 

Sendo considerada a nova grande descoberta do marketing digital, o ZMOT veio para ficar e conhecer ele é essencial para que possa tirar o melhor proveito em suas compras.

Assim, continue conosco para aprender não apenas o que é essa tal sigla, mas também para conhecer seus truques e aprender a usufruir dela a seu favor.

O que é o ZMOT?

O Zero Moment of Truth, ou Momento Zero da Verdade, surgiu nos últimos anos após ser descoberta pelo Google em uma pesquisa feita em conjunto com a Shoppers Sciences.

Nela, os pesquisadores buscavam responder a uma pergunta simples: O que os clientes fazem antes de comprar?

Até então, as empresas focavam seus esforços em entender como a compra acontecia, mas se viu uma necessidade crescente de descobrir os caminhos que levam as pessoas até lá. E assim surge o ZMOT para nomear o momento que antecede um consumo, no qual os clientes estão decidindo se vão ou não comprar.

Durante a mesma pesquisa, realizada com consumidores de mais de 5.000 empresas, foram encontradas evidências de comportamentos comuns aos clientes durante o ZMOT, os quais são chamados de Pilares.

Ao entender esses 4 Pilares você conseguirá usar do ZMOT para encontrar as melhores vantagens de consumo!

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Como usar os 4 Pilares do ZMOT?

Você verá que os pilares não são nada extremamente impensáveis, mas sim um caminho que você talvez até já percorra. Assim, nosso objetivo ao te explicar tudo isso para que possa usufruir desse momento da verdade.

Ao ter consciência de que você está no ZMOT, é mais difícil se deixar levar pelas jogadas de marketing.

Ranqueamento nos mecanismos de busca

Quando está precisando de algo, é provável que antes de comprar você “dê um Google” para conhecer mais sobre o produto ou serviço que deseja, certo?

Pois bem, a grande maioria dos consumidores também fazem isso. 

Mas o que você talvez não tenha reparado é que normalmente você acaba usando apenas os 3 primeiros links ranqueados organicamente nessa busca.

A Smart Insights nos mostrou que mais de 34% dos cliques de cada pesquisa online ficam apenas para o 1º no ranking, o que significa que quanto mais baixo nessa lista, menor são os acessos.

Para você isso é relevante para que explore um pouco mais suas possibilidades. Não tenha medo de clicar em sites ranqueados mais para baixo, talvez eles tenham um produto ou oferta surpreendente.

Listas Comparativas

Esse é um pilar bem auto explicativo. Basta procurar por listas comparativas para te ajudar a escolher entre seus produtos.

Elas nada mais são do que aquelas tabelas que colocam lado a lado as características de dois produtos ou serviços, para te ajudar a escolher. E novamente, isso é importante para você porque mostra que aquela marca se importa com a sua experiência de compra, então é mais provável que ela te oferecerá melhores vantagem no restante do consumo.

Avaliações

Chegamos ao pilar que você deve estar mais acostumado. Isso porque, procurar por avaliações online antes de comprar é uma estratégia comum para os consumidores.

Assim, precisamos não apenas ficar de olho no que os antigos clientes andam falando, mas como a empresa está respondendo a isso.

Marcas que se importam com seu público costumam responder essas avaliações, em especial as negativas, e solucionam os problemas. Assim, elas são consideradas empresas mais confiáveis para a compra.

Cupons

Quem não gosta de pagar menos?

É por isso que muitas marcas oferecem cupons e descontos durante o ZMOT. Para nós clientes, esse pilar serve para nos lembrar que a boa experiência de compra precisa chegar ao nosso bolso.

Assim, se o lugar em que deseja consumir passou no teste dos demais pilares, não tenha vergonha de pedir por cupons. Afinal, é mais do que provável que a empresa esteja apenas esperando por isso para te oferecer um desconto.

E para saber mais sobre o Momento Zero da Verdade, basta acessar esse conteúdo que separamos para você aqui!

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