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E-commerce é um termo do inglês que pode ser traduzido como compras pela internet. Parece banal definir o termo, já que qualquer pessoa com acesso à internet certamente conhece bem as compras online. No entanto, para vender online é preciso muito mais do que conhecer o termo. É preciso conhecer os processos de compra e venda pela internet, além de saber como divulgar e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Por isso, separamos 5 dicas para quem começou a vender online ou que deseja começar. Leia atentamente e se informe!

1. Atente-se ao planejamento

Antes de começar o seu E-commerce, é interessante planejar alguns detalhes para não ter imprevistos. Para isso, você precisa saber o que é necessário para começar a vender online.

  • Escolha o servidor;
  • Adquira um domínio;
  • Planeje a interface do seu site;
  • Defina o sistema e formas de pagamento;
  • Invista em boas fotos do produto, além de boas descrições;
  • Defina o modo de envio (Correios ou transportadora).

O planejamento do seu novo E-commerce, no entanto, não para por aí. Você pode adicionar mais itens nesta lista, de acordo com seu segmento.

2. Defina seu público-alvo

Também faz parte do planejamento definir o seu público-alvo, mas resolvemos trazer um tópico apenas sobre isso. Muita gente começa a vender sem saber quem deseja atingir e é uma das grandes razões para as vendas não decolarem. Se você sabe quem é o seu público você vai saber conversar com ele, precificar, além de produzir produtos ou oferecer serviços que sejam especialmente para ele. Saber quem você quer atingir aumenta as chances de boas vendas!

3. Estude Marketing Digital

Um dos pilares das boas vendas pela internet certamente é uma boa divulgação. Portanto, se você está começando e tem um pequeno empreendimento, invista em estudos sobre marketing digital. Há muito conteúdo gratuito na internet, além de bons vídeos no youtube. Você certamente vai ter muitos benefícios para o seu negócio se souber estratégias de prospecção de clientes e divulgação do seu negócio.

4. Escolha bons fornecedores

Não existe nada pior do que comprar algo que não possui boa durabilidade ou então de qualidade diferente da que foi anunciada. Para garantir um produto de qualidade, a escolha dos fornecedores é primordial. Por isso, não abra mão da boa qualidade dos seus produtos. Assim, você vai garantir mais vendas e que seus clientes retornem para comprar mais com você.

5. Aposte na fidelização de clientes

Você já deve ter ouvido por aí que fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo cliente. Então, capriche em todos os processos da venda, além de garantir a excelência dos seus produtos. Não há muito segredo para fidelizar um cliente, basta cumprir o prazo de entrega, garantir que o produto seja o mesmo que a descrição promete, além de oferecer um bom atendimento. Ofereça bom atendimento também após a venda, esclarecendo dúvidas e ouvindo as opiniões dos clientes.

Qual a importância do E-commerce para as empresas?

Basicamente, o E-commerce é uma forma de manutenção e ampliação dos negócios de uma empresa. Se nos anos 90, quando o E-commerce começou, poucas opções de lojas vendiam na internet. Hoje, no entanto, os mais variados segmentos estão presentes no universo online. É possível afirmar que podemos comprar praticamente qualquer coisa pela internet! 

Sua loja não precisa mais se limitar ao mercado local e pode alcançar novos públicos em todo o país e, em alguns casos, mesmo no mundo. Desde o início da pandemia causada pelo Covid-19, o cenário das compras online só aumentou. Esse é mais um motivo que reforça a importância de os lojistas expandirem seus negócios para as vendas pela internet.

Por mais que pareça desafiador, em muitos segmentos vale a pena investir no E-commerce e em alguns caso, vender apenas por este canal. Se você é lojista ou pensa em começar um empreendimento, deixe suas dúvidas nos comentários, pois ficaremos felizes em ajudar! Conte sempre com a BLU365 para te ajudar a cuidar das finanças (=

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