Pular para o conteúdo principal

Muito se fala sobre a Taxa Selic, afinal, ela tem um papel muito importante na economia brasileira. Ela é a principal taxa de juros da economia brasileira e a cada 45 dias é noticiado seu aumento, diminuição ou mesmo a estabilidade da mesma. Entenda o que é a Taxa Selic e porque ela é tão importante para quem investe.

O que é a Taxa Selic e o que significa?

Selic é a sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um programa virtual no qual títulos do Tesouro Direto (títulos públicos) são vendidos e comprados diariamente pelas instituições financeiras. Além das instituições financeiras, apenas o Banco Central tem acesso às negociações de títulos neste ambiente. As pessoas comuns, mesmo aquelas que investem, não possuem acesso.

A Taxa Selic, portanto, é a taxa de juros dos títulos públicos oferecidos pelo governo neste sistema.

Como a Taxa Selic é calculada?

A Taxa Selic sofre alterações a cada 45 dias. Isso porque o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne com essa frequência para deliberar sobre o valor da Taxa Selic. Nesta reunião é decidido pelo conselho se a taxa aumenta, diminui ou se mantém o mesmo percentual.

A economia não é estável, por isso é natural que essa taxa também não seja. Portanto, as reuniões acontecem com essa frequência para que a Selic esteja equilibrada de acordo com o cenário econômico do momento. Assim, ela garante que o dinheiro continue circulando.

Por que a Taxa Selic existe?

O governo precisa ter dinheiro para pagar dívidas e fazer investimentos. Entre as formas de ganhar dinheiro estão os impostos e a venda de títulos públicos por meio do Tesouro Direto. Esses títulos federais são vendidos por meio da plataforma que citamos acima. Quem compra um título faz um investimento e depois de um período de tempo determinado, recebe o valor de volta, com juros. Portanto, a Taxa Selic é de grande importância para quem investe ou deseja investir no Tesouro Direto.

consulte seu cpf

Diferentes tipos de Taxa Selic

Agora que você já entendeu o que é a Taxa Selic e pra que ela serve, vamos te explicar um pouco mais a fundo, pois existem tipos diferentes de Taxa Selic. Confira o que é cada uma delas e quais as funções.

Taxa Selic Meta

Resumindo, a  Taxa Selic Meta é a que estamos falando neste texto. É a taxa de juros básica da economia do Brasil, a que serve como parâmetro para outras taxas praticadas pelo mercado brasileiro. É essa a taxa que impacta os investidores do Tesouro Direto. Tende a ser a menor taxa de juros da economia brasileira.

Taxa Selic Over

Essa taxa é a utilizada por grandes instituições financeiras. Quando uma instituição empresta dinheiro para outra, usa como garantia os títulos adquiridos por meio do Banco Central.

A importância da Taxa Selic

A principal função da Taxa Selic é manter o mercado financeiro mais estável. Ela foi criada em 1979, um momento em que o cenário econômico era de hiperinflação, ou seja, a inflação aumentava todos os dias constantemente. Portanto, a Taxa Selic foi uma solução do Banco Central que visava ter mais controle sobre os níveis de inflação.

Quando o Banco Central aumenta a Selic é com o objetivo de desacelerar a economia, para impedir que a inflação aumente. Já quando diminui, o objetivo é estimular o consumo, para aquecer a economia e como consequência, aumentar a inflação.

Como a Selic afeta os investidores?

O valor da Taxa Selic é sentido por todos os brasileiros, no entanto, os investidores são os mais afetados por ela. Sejam as instituições financeiras, bancos, investidores estrangeiros ou simplesmente quem investe no Tesouro Direto. Se a Taxa Selic aumenta, os preços ficam mais baixos, mas os juros de crédito, cheque especial e parcelamento ficam mais altos.

Mas se a Selic diminui, os empréstimos se tornam mais acessíveis e serviços de crédito e parcelamento no geral diminuem os juros. No entanto, a inflação tende a subir. O cenário da pandemia foi um dos mais desesperadores para os investidores, que foram amplamente afetados pela diminuição da Selic de 2,25% para 2%. No entanto, em março de 2021, a Selic aumentou para 2,75% por ano, a primeira alta em 6 anos.

Quais investimentos são afetados pelos investidores?

Como já dissemos acima, o investimento mais afetado por essa taxa é o Tesouro Direto. No entanto, outros tipos de investimento também são afetados por ela, já que é essa a taxa de juros considerada para eles também. Caderneta de poupança e investimentos gerais de renda fixa são afetados pela Taxa Selic.

Não há dúvidas de que a Taxa Selic é muito importante não só para investidores, como para toda a população brasileira. Tem alguma dúvida sobre este tema? Deixe nos comentários, nós da BLU365 ficaremos felizes em solucionar!

Deixe uma Resposta