Pular para o conteúdo principal

O mês mais curto do ano também pode ser o melhor mês para quitar dívidas. Se você não conseguiu começar o ano no azul e já entrou em janeiro com dívidas, saiba que é possível recuperar o controle sobre sua vida financeira agora em fevereiro. Por isso, confira 5 dicas para aproveitar este mês e quitar as suas dívidas.

1. Não se culpe por começar o ano com dívidas

Antes de mais nada, não se culpe por já começar o ano com dívidas, você não é um caso isolado. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro mostrou que 66,3% dos consumidores estão endividados. Esse número representa uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao anterior. A crise financeira é um dos reflexos da pandemia causada pelo coronavírus e muitas pessoas se encontram nesta mesma situação. Com o fim do auxílio emergencial em dezembro, muitas pessoas também se endividaram.

Então se você planejava quitar as suas dívidas antes de começar o ano, mas não conseguiu, não se culpe por isso. Comece a planejar agora e leve em consideração a sua atual situação financeira. Levando as suas finanças em consideração você saberá o que cortar e o que manter para conseguir quitar as dívidas.

2. Um mês mais curto significa menos despesas

Com menos tempo entre um salário e outro, além de menos dias para contabilizar despesas, é possível retomar o controle sobre as finanças. Fevereiro é um ótimo mês para enxugar ainda mais os gastos e poupar para pagar as dívidas. Aproveite para listar o que realmente é necessário neste momento e o que pode ficar mais depois. Priorize as dívidas.

3. Troque dívidas caras por dívidas mais baratas

É possível renegociar as suas dívidas com os credores. Você sabia que as dívidas também são prejudiciais para as empresas? É por isso que muitas delas vendem a sua dívida para empresas especializadas nisso, as quais assumem o controle da dívida e oferecem melhores condições de pagamento para o consumidor. A BLU365 é uma delas. Então, acesse o site da BLU365, confira as ofertas disponíveis para você e encontre um acordo que cabe no seu bolso.

Além disso, é possível verificar a possibilidade de fazer um empréstimo com parcelas menores para quitar a sua dívida. Especialmente se as condições de pagamento forem mais vantajosas para você.

4. Não deixe suas dívidas para o próximo mês

Algumas dívidas ficam ainda maiores com o tempo. É o caso de dívidas com cartão de crédito e cheque especial, que possuem as maiores taxas de juros do mercado. Por isso, mais um motivo para aproveitar fevereiro para quitar as dívidas. Não deixe para depois, não deixe se transformar em bola de neve. Quando você possui dívidas, elas devem ser a sua prioridade.

5. Parcele IPTU e IPVA

Pagar esses impostos à vista só é vantajoso para quem tem o dinheiro sobrando. Se você possui dívidas, a melhor forma de realizar os pagamentos é pelo parcelamento. Assim você consegue se organizar melhor com o valor que recebe mensalmente, sem comprometer outras contas. Lembre-se, quando você possui dívidas, especialmente com juros correndo, elas devem ser a sua prioridade para que o problema não se torne ainda maior.

Ao parcelar essas contas você libera espaço no seu orçamento para conseguir pagar as dívidas. Veja mais dicas sobre IPTU e IPVA, já esclarecemos diversas dúvidas nestes dois posts.

Conclusão

Fevereiro é o mês mais curto do ano e pode te trazer a oportunidade de quitar as dívidas ou pelo menos se organizar para começar a pagar. É possível aproveitar o mês para ganhar um dinheiro extra também, conforme apresentamos dicas no post de Carnaval.

+ Leia também: Dicas para economizar no carnaval.

E se você tem alguma dúvida sobre como quitar suas dívidas, escreva nos comentários que iremos te ajudar! Conte sempre com a BLU365 para manter sua saúde financeira.

Deixe uma Resposta