Pular para o conteúdo principal

Se você precisa de um dinheiro a mais no final do mês, saiba que oferecer serviços é uma das melhores formas para conseguir a tão desejada renda extra. O que antes era feito através de indicações e no boca a boca tornou-se mais fácil com a Internet. Atualmente, existem diversas plataformas em que você pode se oferecer para prestar serviços nas áreas que você domina.

Uma dessas plataformas é o 99Freelas. Para saber mais sobre, assim como funciona o 99Freelas, continue a leitura!

O que é o 99Freelas

O 99Freelas é uma plataforma dedicada para a contratação de profissionais freelancers, ou seja, sem vínculo empregatício com determinada empresa. Um dos sites mais tradicionais nesse estilo, ele é dedicado exclusivamente para algumas áreas de trabalho. Confira a lista com todas as categorias disponíveis no 99Freelas:

  • Advogados & Leis: área para divulgação de oportunidades de freelance para advogados e outros profissionais da área do Direito.
  • Design & Criação: área dedicada aos trabalhos na área do design, como desenvolvimento de logotipos e outras peças gráficas.
  • Engenharia & Arquitetura: dedicada para a engenheiros civis, mecânicos e eletrônicos, além de conter oportunidades para arquitetos, design de interiores e design industrial.
  • Escrita & Tradução: produção de textos para web ou offline e trabalhos de tradução em geral.
  • Fotografia & Audiovisual: fotografia, videomaking, edição de imagens e vídeos.
  • Serviços Empresariais: contabilidade, gestão de logística, recursos humanos e muito mais.
  • Suporte Administrativo: gestão de eventos, entrada de dados, suporte ao cliente, assistente virtual e muito mais.
  • Vendas & Marketing: planejamento, ativação de marca, marketing digital, relações públicas, etc.
  • Web & Desenvolvimento: desenvolvimento web, análise de usabilidade, cloud computing, flash e outros.

Como funciona o 99Freelas?

O processo de contratação na 99Freelas é muito simples. Primeiramente, você deve criar seu perfil, com seus dados pessoais e habilidades, o que pode ser feito em apenas alguns minutos.

Depois, você precisará se candidatar gratuitamente à vagas que procuram por alguém com o seu perfil. Nessa candidatura, você precisa colocar o valor que cobraria pelo serviço solicitado, prazo de entrega e ainda pode anexar uma mensagem e seu portfólio. Lembre-se que um bom portfólio pode fazer a diferença e garantir a contratação de seus serviços!

Quando contratado, você receberá diretamente em sua conta do 99Freelas, garantindo segurança para você e quem lhe contrata. O serviço é gratuito, mas você precisa repassar 15% do valor total que você cobrou para o 99Freelas (10% no plano pro e 7% no plano premium). Para ter acesso antecipado à novas oportunidades publicadas na plataforma, você também pode assinar o plano premium do 99Freelas, garantindo uma maior chance de contratação.

Se você possui conhecimento em alguma dessas categorias, vale a pena cadastrar-se no 99Freelas e buscar por oportunidades que encaixam no seu perfil. Confira a seguir como funciona esse processo!

Como se cadastrar no 99Freelas

A primeira coisa a se fazer é entrar no site oficial do 99Freelas e clicar em “Quero Trabalhar”. Na nova tela que vai aparecer, coloque seus dados básicos, como nome completo, e-mail e senha desejada. Você também pode realizar esse primeiro passo usando seu perfil nas redes sociais Facebook e Linkedin.

Depois de enviar seus dados, confira sua caixa de e-mail, onde uma mensagem com o link de confirmação do cadastro já deve ter chegado. Se você não recebeu nenhuma mensagem, verifique se não caiu na caixa de spam ou ainda se você digitou seu endereço de e-mail corretamente.

BVG4ocEvmwFtReDnU30vqItbag0Ap

Com o cadastro confirmado, é hora de montar o seu perfil. Escolha um nickname com cuidado, visto que é possível alterá-lo apenas uma vez no futuro.

Por mais que seja opcional, vale a pena preencher as seções de título profissional (Redator, Desenvolvedor, Advogado, etc.), um breve resumo sobre você e também um pequeno resumo da sua experiência profissional. Assim, os contratantes poderão ter uma melhor ideia de quem você é, garantindo que oportunidades que tenham mais a ver com o seu perfil apareçam para você.

Feito isso, selecione as áreas que são de seu interesse. Além da área, selecione também as subáreas que você contempla. Depois, você pode adicionar quais são suas habilidades, como escrita, Photoshop, editores de vídeo, etc. Selecione também uma foto para o seu perfil, com resolução recomendada de 210 x 210 pixels.

Com esse processo concluído, você já está pronto para começar a procurar oportunidades!

Procurando serviços no 99Freelas

Agora que você finalizou o seu cadastro, é hora de começar a procurar oportunidades no 99Freelas. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes: clicando em “Projetos” e em seguida “Buscar projetos” ou ainda digitando uma palavra-chave na caixa superior de busca.

6bIwIyE8z24afThOkK7ni5kGVykIyDVGxxJM4r6AS61u0ecGpdx PT6tPGbrJaTiNmZzpZv4Blk92LSx m f DDUndiXJooj

Se uma vaga lhe interessou, clique nela e confira a descrição detalhada sobre o projeto. Se houver dúvidas, clique em “Faça uma pergunta” para enviar sua dúvida para o dono do projeto. Caso tudo esteja claro, clique em “Enviar proposta”.

Na nova janela, você pode conferir qual é a média de valor e prazo que seus concorrentes enviaram para aquela oportunidade. Coloque o valor e prazo que deseja e não esqueça de dar detalhes sobre o seu trabalho, assim como ideias que já teve lendo a descrição. Dessa forma, você aumenta suas chances de ser contratado!

CRxl 4VnKowxEqXp53SPaXyAcFHDxh3GRxShMO2qnCCJ4bi2NbGHtzmKyC9 jWGUM8a5qkLb5f5n337l5j1

Feito esse processo, é só esperar pela resposta do contratante.

Pelo 99Freelas, pessoas especializadas em diversas áreas de serviço podem conquistar a tão desejada renda extra. Já fez o seu cadastro? Boa sorte na nova empreitada!