Pular para o conteúdo principal

O ano começou e com ele uma nova oportunidade de fazer tudo ser diferente desta vez. É natural que as pessoas aproveitem essa época para se planejar e colocar as coisas em seus devidos lugares. Com as finanças não é diferente, afinal, o ano já começa repleto de contas e é preciso muita organização. Por isso, selecionamos 7 dicas para você começar 2022 sem dívidas e com saúde financeira!

1. Saiba o valor total devido

Uma forma simples e rápida de saber o total devido é acessar o site do Serasa e informar o seu CPF. Por meio da plataforma é possível conferir se há dívidas abertas no seu nome, além de somar o valor total delas. Em caso de dívidas abertas, isso significa que o seu nome está sujo e o próximo passo é regularizar a situação.

Quando alguém possui dívidas, elas devem ser priorizadas para retomar a saúde financeira. Seu nome é retirado dos cadastros dos órgãos de proteção em até 5 dias após a regularização da situação.

2. Negocie suas dívidas

Depois de saber o valor total das dívidas, assim como tomar conhecimento de quais são as empresas credoras, chegou a hora de negociar os valores. Com essa etapa, a BLU365 pode te ajudar. Para isso, acesse o site, informe o seu CPF e confira o acordo disponível para você.

Mas atenção, é preciso conferir se será possível honrar com o acordo estabelecido. Observe o valor das parcelas e prazos para regularizar a sua situação. A notícia boa é que ao optar pela negociação, você pode pagar com descontos que cabem no seu bolso.

Ao negociar as dívidas, lembre-se de começar pelas mais altas e com juros, pois assim você alivia uma parte da situação. Dívidas com cartão de crédito e cheque-especial, por exemplo, possuem juros altos e devem ser priorizadas.

3. Parcelamento de contas atrasadas

Devido ao grande número de inadimplentes no país, diversas empresas credoras passaram a aceitar o parcelamento de contas atrasadas. É o caso de algumas companhias de energia elétrica, por exemplo. É uma forma de evitar que a dívida se torne maior e pagar pelo menos uma parte dela. Entre em contato com a empresa credora e verifique a possibilidade.

4. Evite novas dívidas

Enquanto estiver pagando suas dívidas, faça o possível para não adquirir novas. Por meio de um planejamento financeiro você pode estabelecer metas para economizar e comprar o que você deseja. Assim, você evita compras por impulso e controla os gastos para que eles não extrapolem o seu orçamento mensal.

5. Pague o que puder à vista

Uma ótima maneira de evitar dívidas é pagar à vista. Além do baixo risco de se endividar, você também pode conseguir bons descontos ao comprar desta forma. Então, use o seu planejamento financeiro para economizar o valor de algo que você deseja adquirir, ao invés de considerar o cartão de crédito como a primeira opção.

Pagar à vista elimina que você tenha gastos extras no orçamento mensal e assim não compromete a renda dos meses seguintes. Se algo pode esperar e não é urgente, escolha guardar dinheiro e comprar daqui alguns meses.

6. Encontre formas de fazer renda extra

Listou todas as suas dívidas e não tem como pagar sem comprometer o orçamento mensal? Então será preciso encontrar uma fonte de renda extra. Procure por trabalhos do tipo freelance, que pagam por período trabalhado. Você também pode fazer um acordo no seu trabalho e fazer algumas horas extras. Talvez seja o momento de pedir um aumento.

Em alguns casos, há objetos que podem ser vendidos para gerar renda extra. Observe roupas, eletrodomésticos, equipamentos e outros itens que você não usa há um bom tempo. Se você não usa há mais de um ano, provavelmente não vai fazer falta alguma. Organize, fotografe e anuncie online para fazer renda extra.

7. Crie uma reserva financeira

Por fim, se você já quitou as suas dívidas e seguiu as demais dicas para começar 2022 sem dívidas, chegou a hora de criar a sua reserva financeira. A reserva é um dos pilares para conquistar saúde nas finanças, pois ela serve para não comprometer seu orçamento em momentos de crise.

Assim, se um imprevisto aconteceu, você pode usar esse dinheiro para pagar. Vale para casos de demissão, reparos na casa, emergências médicas e outros. Quanto ao valor, é interessante que sua reserva cubra pelo menos 3 meses das suas despesas básicas.

Esperamos que as dicas para começar 2022 sem dívidas tenham te ajuda a se organizar melhor neste período. Se você gostou, deixe seu comentário!