Pular para o conteúdo principal

O Registrato, sistema do Banco Central, sabe tudo sobre a sua vida financeira! Ele registra todas as contas que você tem em bancos, mesmo aquelas desativadas. Também registra todas as chaves PIX, em todas as instituições financeiras que você possui. Além disso, financiamentos e empréstimos que você já fez também estão nos dados do Banco Central. Até mesmo as faturas do seu cartão de crédito dos últimos 5 anos estão nos registros.

Recentemente, houve um grande vazamento de dados e muitas pessoas estão procurando saber se foram afetadas. Acessar o Registrato é uma boa opção para saber se alguém está usando seus dados de forma indevida. Por isso, aprenda como acessar e descubra!

Como acessar o Resgistrato

  1. Acesse o site do Registrato do Banco Central;
  2. Vá em “primeiro acesso” e clique em “pessoa física”;
  3. Selecione as opções de acesso e siga os passos indicados;
  4. Depois, conclua o credenciamento;
  5. O site irá fornecer uma senha para acessar o Registrado;
  6. Em seguida você digita seus dados e vai entrar.

Após fazer esse processo você já vai conseguir visualizar todos os seus registros financeiros que a plataforma oferece. Confira suas contas em instituições financeiras, empréstimos, chaves PIX criadas, entre outras opções que o Registrato oferece. Este vídeo esclarece mais dúvidas sobre acessar o Registrato.

Mas como saber se meus dados vazaram?

O Registrato oferece bons indícios de que os seus dados não foram vazados (ou que pelo menos, não foram utilizados). No entanto, apenas ele não é capaz de garantir que os seus dados não sofreram com o mega vazamento. Infelizmente não há como ter certeza absoluta se os seus dados não vazaram, de fato. 

É preciso tomar cuidado com sites que pedem os seus dados para a verificação, pois são inseguros, já que você está fornecendo os seus dados. Por enquanto, a melhor opção que temos é o Registrato. Utilizar sites duvidosos é um risco desnecessário, porque não há a garantia de saber se os dados foram vazados.

O que pode acontecer se meus dados foram vazados?

As táticas mais comuns dos golpistas é falsificar contas. Com os seus dados em mãos eles criam contas de luz, de internet, boletos de IPVA, entre outros. Ao perceber que os dados estão corretos muitas pessoas efetuam o pagamento sem se dar conta. Portanto, se você recebe contas via e-mail preste atenção nos detalhes. Mantenha os e-mails verdadeiros para poder comparar com os que chegam, sempre há diferenças visíveis.

Além disso, com os seus dados muitas pessoas conseguem fazer o saque indevido do FGTS, além de utilizar serviços bancários com o seu nome. Portanto, faça sua conta no Registrato e fique sempre de olho. Se possível, também observe sempre seu extrato, faturas e desconfie de movimentações suspeitas. Caso notar algo estranho, comunique a instituição financeira imediatamente.

Tem alguma dúvida sobre como usar o Registrato ou sobre o vazamento de dados? Deixe nos comentários que podemos te ajudar! Conte sempre com a BLU365 para manter sua saúde financeira.