Pular para o conteúdo principal

Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista oferece ao consumidor uma parte do imposto que é embutido em mercadorias. A motivação de sua criação foi usá-la como uma ferramenta contra a sonegação de impostos e aumentar a arrecadação do estado de São Paulo.

Existem outras iniciativas, em outros estados, que funcionam de forma parecida. Você sabe o que é e para que serve a Nota Fiscal Paulista? Continue a leitura para entender!

O que é nota fiscal?

A maioria das pessoas está acostumada a ouvir e usar o termo “nota fiscal”, mas nem todo mundo entende o que ela é.

A nota fiscal é uma espécie de recibo que deve, de forma obrigatória, ser emitida após a realização de qualquer tipo de transação – seja na compra de um produto ou na contratação de um serviço. Atualmente, a maioria das notas fiscais são eletrônicas, e existem diversos formatos da mesma. Mesmo com diferenciações, todos os tipos de nota fiscal servem o mesmo propósito: fazer com que o cálculo de tributos e taxas sejam feitos de forma correta.

para que serve nota fiscal paulista? prova legal

Notas fiscais são provas legais da compra, além de servirem para calcular a quantidade de impostos

Além desse objetivo geral, uma nota fiscal também serve como prova legal que uma compra foi realizada. É por isso que lojas a pedem para fazer trocas e devoluções.

A Nota Fiscal Paulista

Mesmo com o advento da nota fiscal eletrônica, a sonegação continuou sendo um dos principais problemas dos estados e da federação. Existem diversas formas criadas para combater esse mal, e uma delas é a devolução de parte dos impostos, para os consumidores, mediante a solicitação de inserir o CPF na nota.

A Nota Fiscal Paulista foi uma das pioneiras nesse esforço. Desde 2007, em diversos tipos de compra ou serviços contratados no estado paulista, é possível solicitar que a empresa inclua o CPF, ou CNPJ em caso de pessoa jurídica, na nota.

Capturar

Logo da Nota Fiscal Paulista, iniciativa existente no estado de São Paulo desde 2007.

Algumas modalidades de serviços, porém, não dão direito à devolutiva. São eles os serviços de fornecimento de energia elétrica, gás encanado e aqueles serviços de comunicação.

Não existe um valor fixo que é devolvido. Ele pode chegar em até 7,5% do valor total da compra, mas varia de acordo com o estabelecimento. A porcentagem a ser devolvida depende diretamente da arrecadação da empresa, da quantia gasta e de quanto outros consumidores gastaram naquele mesmo local. Por isso, não é possível saber de quanto será o retorno de uma compra.

Diferentemente de algumas iniciativas parecidas, de outros estados, o valor recebido só pode ser sacado duas vezes por ano. Em abril, referente aos gastos do segundo semestre do ano anterior, e em outubro, referente ao primeiro semestre do ano regente.

Para que serve a Nota Fiscal Paulista?

Por mais que isso não seja aparente, a principal motivação da Nota Fiscal Paulista não é devolver parte dos impostos para os cidadãos. Na realidade, a Nota Fiscal Paulista serve para, principalmente, combater a sonegação de impostos.

Não é difícil encontrar notícias de grandes casos de sonegação. Essa prática, além de criminosa, também afeta diretamente a população, visto que há menos dinheiro para investir em obras, iniciativas e melhorias do estado.

Para o consumidor, a Nota Fiscal Paulista é um dinheiro “extra” uma vez por semestre. Não há como mensurar um valor comum que a maioria das pessoas recebem, visto que essa quantia depende apenas e exclusivamente da compra, contratação de serviços e solicitação de inclusão do CPF na nota fiscal.

DTKLPNQU6UCkGrfc9elyWWWh705uPx9tuvVEyMTesQXPw 3 KVHjGe3elj 5k6LX45FaUbh7PvLQtGlP5NdcDyvTeah0ysvOI4aJrpiIUDEkH8IP1QJ UqMs2tHS2TNHwqpfvGvT

Além do resgate do valor acumulado, o consumidor pode optar por abater parte do IPVA com a quantia

Além do depósito do valor na conta bancária, o contribuinte cadastrado no programa também pode utilizar a quantia acumulada para abater no custo do IPVA do seguinte ano. Dessa forma, o duro imposto do começo do ano pode suavizar bastante as contas.

Aprender o que é e para que serve a Nota Fiscal Paulista é o primeiro passo para usufruir de seus direitos e contribuir com a luta contra a sonegação. Lembre-se que CPF na nota é dinheiro de volta!

Leia também: Como consultar e sacar a Nota Fiscal Paulista?Guia do FGTS: Tudo o que você precisa saber sobre o benefício