O que fazer para sobrar dinheiro no final do mês?

0
581
O que fazer para sobrar dinheiro no final do mês

A organização financeira é muito necessária para aprender o que fazer para sobrar dinheiro no final do mês. Afinal, escapar do sufoco de ficar devendo por pouco ainda é um sufoco por si só – o ideal é que sempre sobre alguma coisa, para permitir que sua vida financeira possa respirar, e é claro, para conseguir guardar uma quantia mensal.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas ações simples que podem te ajudar a fechar o mês no azul. Continue a leitura para conferir!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

             

Saiba o quanto ganha

A primeira coisa a se fazer é ter noção de quanto é a sua renda, de fato. Coloque o valor líquido do seu salário, assim como outras formas de renda, como aluguel de imóveis, bicos e qualquer coisa que faça entrar algum dinheiro em suas contas.

Caso os ganhos sejam variáveis, como é comum entre profissionais freelancers e autônomos, coloque uma média do que foi ganho nos últimos meses. E fique atento, pois nesses casos o controle financeiro precisa ser ainda mais respeitado!

Apenas com um panorama geral da renda será possível calcular em quais pontos a economia pode melhorar e, de fato, você possa terminar o mês com algum valor na conta. Nessa análise, vale até colocar benefícios como vale alimentação – desde que, deles, na conta dos gastos, eles sejam contados apenas para o que possam ser usados.

De olho nos gastos

Agora que você já sabe exatamente o quanto ganha, tá na hora de verificar onde, como, quando e no quê o dinheiro é gasto. Para isso, analise primeiro aquelas contas essenciais, que você não pode deixar, de maneira alguma, atrasar: aluguel, faturas de energia elétrica, água e luz, internet, meios de locomoção, financiamentos e outros. Não esqueça que lazer também é um gasto essencial, então, ponha também nesse momento!

Dentro desses gastos, verifique o que pode ser amenizado. Será que outra companhia de internet oferece um preço mais amigável? Existe alguma forma de economizar energia elétrica em casa, sem atrapalhar o conforto dos moradores? Quais formas alternativas de lazer pode encontrar para gastar menos, ou até nada? Confira o que pode mudar, analise as condições e ponha em prática.

Feito isso, parta para as análises de gastos supérfluos. Delivery de comida, pegar Uber quando não é necessário, aquele pequeno “mimo” no meio do mês e muitos outros entram nessa categoria. Pergunte-se o porquê daqueles gastos: puro desejo? Falta de tempo? Conveniência? A partir das respostas, procure alternativas mais baratas.

Por exemplo, se costuma pedir comida quando está cansado, que tal deixar refeições prontas no congelador? Dessa forma, a alimentação em dias cansativos e/ou de preguiça está na distância de um micro-ondas.

Evite compras parceladas

As compras parceladas são convenientes e, em alguns casos, necessárias, mas é importante usar esse recurso apenas quando houver a real necessidade. No momento, pode parecer uma boa ideia, mas não sabemos do dia de amanhã e quando podemos passar por algum sufoco financeiro.

Além disso, compras parceladas são mais “esquecíveis”, o que favorece o maior gasto e, consequentemente, zerar o salário durante o mês. Por isso, quem está aprendendo o que fazer para sobrar dinheiro no fim do mês deve ficar de olho nas parcelas.

Procure métodos para poupar

Nem todo mundo funciona da mesma maneira, por isso, é importante achar um método que combine com seu estilo e rotina para poupar. O método das 52 semanas pode ser um bom ponto de partida.

Aprender o que fazer para sobrar dinheiro no final do mês é uma caminhada, portanto, saiba que pode ser que seus objetivos não sejam completos na primeira vez. Porém, o importante é não desanimar. Boa sorte!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉