O que é cashback e como começar a usar?

0
675

Todo mundo gosta de economizar dinheiro ao fazer compras não é mesmo? Às vezes, a forma de economia não é através de descontos e ofertas, como é o caso do cashback.

Modalidade que vem se popularizando, cada vez mais lojas e serviços surgem oferecendo dinheiro de volta nas compras. Para entender de vez o que é cashback e como começar a faturar, continue a leitura!

O que é cashback?

A popularização da Internet, assim como as compras online, aumentaram a concorrência, com pequenos vendedores concorrendo diretamente com os gigantes do mercado. Todos eles estão em constante adaptação, buscando pela fidelização de seus clientes, ou seja, querendo ser o local favorito de compras de seus consumidores.

O oferecimento de recompensas é uma das formas mais populares de conquistar essa fidelidade. Desde cupons até brindes, as lojas buscam oferecer algo a mais na hora da compra.

Dentre essas recompensas, encontramos o cashback. Sua tradução já deixa claro seu objetivo: dinheiro de volta. A cada compra feita usando o serviço de cashback, o consumidor recebe uma pequena porcentagem, como 2% do valor, de volta.

Atualmente, diferentes serviços diferem de acordo com a forma que esse dinheiro é devolvido. Em alguns casos, o cashback funciona de forma parecida com a Nota Fiscal Paulista: depois de juntar uma certa quantia, você pode depositá-la em sua conta ou usar o valor para algum serviço parceiro.

Principais serviços de cashback

No Brasil, diversos serviços já oferecem o cashback. Conheça os principais:

Méliuz

Um dos pioneiros do cashback dentro do Brasil, Méliuz conta com parceria com diversos tipos de estabelecimentos online, desde pequenas lojas especializadas até gigantes do varejo digital. Além disso, oferece também cashback em lojas físicas parceiras.

Para usar, basta adicionar a extensão em seu navegador. Você também pode baixar o aplicativo oficial, disponível para Android e iOS.

Além disso, recentemente, a Méliuz lançou seu cartão de crédito. Com ele, todas as compras resultam em 0,8% do valor de volta.

Ame Digital

Novidade no mercado, a Ame Digital é uma carteira digital que oferece opções de parcelamento atraentes e cashback em suas lojas parceiras. Atualmente, o serviço não emite cartão e possui parceria com as lojas Submarino, Shoptime, Lojas Americanas (físicas e a versão digital).

Por ser nova, existem diversas promoções nos sites parceiros, como oferecimento de parcelamento em até 12 vezes sem juros e alta porcentagem de cashback, como 10% ou até mais.

A Ame não permite saque do valor, que deve ser usado para novas compras. Você também pode transferir o dinheiro disponível para os seus contatos, o que a torna especialmente convidativa para famílias.

Beblue

A Beblue difere-se de seus concorrentes ao focar seu serviço em cashback nas compras feitas presencialmente, sem intermédio na Internet. Por meio dele, você consegue dinheiro de volta nas instituições parceiras, que podem ser pesquisadas de acordo com a sua cidade no site oficial.

Para conseguir o cashback, a compra deve ser feita na maquininha própria do serviço, onde você precisa digitar seu CPF. Além disso, é possível fazer depósitos diretamente na conta, ganhando cashback pela ação.

PicPay

O PicPay é a opção da lista com maior foco nas transações entre amigos. Mesmo não sendo exatamente um serviço de cashback, mas sim uma carteira virtual, o aplicativo costuma oferecer cashbacks em atividades diferentes, como pagamentos de amigos ou boletos e contas.

Falando nisso, através do aplicativo, você consegue pagar suas contas e boletos com o cartão de crédito, mediante ao pagamento de uma taxa.

Como aproveitar o cashback ao máximo

Existem algumas dicas para aproveitar ao máximo as oportunidades de cashback.

A Méliuz a Ame Digital são parceiras, o que quer dizer que você pode utilizar os dois programas juntos, lucrando com cashback dos dois serviços. Aproveite principalmente na compra de itens mais caros, como grandes móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

Fique de olho no e-mail e nas notificações do celular, pois é a partir desses meios que você será comunicado quando houver alguma oferta de cashback extra.

Para acumular ainda mais, priorize serviços e meios de pagamento que ofereçam cashback. Porém, não vale se enrolar com a conta do cartão de crédito no final do mês!

Ao saber o que é cashback, você lucra muito mais. Existem muitas oportunidades de cashback diferentes, e você pode aproveitá-las todas.