Pular para o conteúdo principal

Mais de 30% da população brasileira possui dívidas. No momento de aperto, muitas pessoas se perguntam: quem está com nome sujo pode pedir empréstimos? Indo direto ao ponto, sim, é possível fazer empréstimos com o nome sujo. Contudo, há algumas ressalvar que vamos abordar neste texto.

Boa leitura!

Afinal, quem está com nome sujo pode pedir empréstimos?

Para a concessão de crédito, os bancos e instituições financeiras se apoiam em uma série de critérios para aprovar ou não o valor. Esses critérios servem para avaliar o risco da operação, ou seja, saber se a pessoa que solicitou o empréstimo possui condições de arcar com as parcelas no prazo estabelecido.

Para isso, boa parte dos bancos e instituições analisam o score do Serasa do solicitante. Isso significa que quanto mais alto o score, maiores são as chances de ter um empréstimo liberado. Durante a avaliação, as instituições também têm acesso à situação do CPF e é possível saber se está negativado ou não.

Além de avaliar se o solicitante está apto para receber um empréstimo, a análise de risco serve para definir qual valor será liberado, em quantas parcelas será possível pagar e também as taxas de juros. Quanto mais alto foi o índice de confiança do cliente, melhores serão as ofertas concedidas pela instituição.

O que influencia na liberação de crédito?

Há diversos fatores que influenciam a liberação ou não do crédito. No geral, são três os critérios considerados pelas instituições. Entenda mais sobre eles:

  • Renda mensal: a renda mensal define o valor liberado pela instituição. Normalmente, as instituições liberam valores a serem quitados em parcelas que comprometem até 30% da renda mensal total. A renda também interfere na quantidade máxima de parcelas.
  • Perfil financeiro: aqui entra a pontuação no score de crédito. O perfil financeiro indica também a situação do CPF (negativado ou em dia), se há histórico de dívidas ou atraso em pagamentos.
  • Relacionamento prévio com a instituição: clientes que possuem um bom relacionamento com a instituição têm mais chances de conseguir a liberação. A instituição avalia o histórico de pagamentos e a frequência de uso dos serviços.

Como conseguir empréstimo com o nome sujo?

Apesar de ser mais complicado, ainda é possível conta com algumas opções de empréstimo para aliviar sua situação financeira, incluindo para quitar suas dívidas. Entre os tipos de empréstimos para quem está negativado, há duas opções mais conhecidas: o empréstimo consignado e empréstimo com garantia de imóvel. Veja mais detalhes.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é oferecido mesmo para as pessoas negativas, pois a instituição financeira tem uma garantia: ele é descontado diretamente da folha de pagamento. Isso significa que mensalmente o solicitante receberá seu salário com o desconto da parcela do empréstimo.

Quem tem acesso?

Pensionistas e aposentados do INSS, servidores públicos e funcionários em regime CLT de empresas privadas. No entanto, no último caso, é preciso que a empresa privada tenha algum tipo de convênio com a instituição financeira.

Empréstimo com garantia de imóvel

Nesta modalidade, até 60% do valor do imóvel pode ser transformado em crédito por meio do empréstimo. Neste caso, a garantia é um apartamento, casa, terreno ou imóveis comerciais. O imóvel passa por uma avaliação, pela qual é confirmado o valor do imóvel para a solicitação do empréstimo

Qualquer pessoa com imóvel ou terreno próprio tem acesso.

Vale a pena fazer um empréstimo estando negativado?

Se vale ou não a pena, tudo depende da sua atual situação financeira. Em alguns casos, pode ser interessante substituir suas dívidas por uma mais barata. Para isso, considere as taxas de juros, condições de pagamento, além de avaliar o seu orçamento mensal. Antes de mais nada, considere se poderá honrar com as parcelas. Antes de tomar essa decisão, avalie as seguintes questões:

  1. Qual a finalidade do empréstimo? Ele é mesmo necessário?
  2. Posso arcar com as parcelas sem comprometer ainda mais minha situação financeira?
  3. Quantos % as parcelas vão comprometer do meu salário? Não é recomendável comprometer mais do que 30%.

O empréstimo pessoal pode ser uma boa maneira de regularizar sua situação e retomar sua saúde financeira. Contudo, avalie se é a melhor opção para você, considerando seu orçamento e outros detalhes. Conte sempre com a BLU365 para te ajudar a cuidar da sua saúde financeira!