Pular para o conteúdo principal

Com a chegada de dezembro, muitas pessoas se perguntam: como organizar as finanças no fim do ano? Afinal, se aproximam as festas, as trocas de presentes, os amigos secretos, as viagens e outros gastos característicos desta época. Mas este período coincide com a entrada de dinheiro extra na conta, como o décimo terceiro salário, bônus e participação nos lucros.

Portanto, para aqueles que desejam organizar suas finanças, este é o momento propício para iniciar o próximo ano sem dívidas e com um orçamento equilibrado.

É possível se organizar sem deixar de honrar as contas de janeiro e fevereiro, como IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar e matrículas. E mais, tudo isso sem abrir mão de desfrutar as festividades de final de ano ao lado da família.

A seguir, a BLU365 preparou 10 passos para ajudar a organizar as suas finanças, quitar dívidas e ainda aproveitar o final de ano sem preocupações. Leia e comece já a se organizar!

Como organizar as finanças no fim do ano: 10 dicas para equilibrar o orçamento

Todo fim de ano é a mesma coisa? Você tenta se planejar para cobrir gastos extra e mesmo com os ganhos do período vê sua situação complicar? Selecionamos essas 10 dicas de como organizar as finanças no fim do ano para descomplicar esse período. Confira!

1. Como organizar as finanças no fim do ano: liste ganhos e o que deseja fazer no período

Mesmo com muitos gastos extra, o fim do ano também é um período que costuma trazer um alívio financeiro com a chegada do décimo terceiro salário. Para quem é autônomo ou empreende, o período também pode ser vantajoso com o aumento das vendas.

Dessa forma, é crucial listar todos os ganhos do período, para não criar uma falsa ilusão sobre a renda mensal. Ainda que com ganhos extra, é comum que muitas pessoas se compliquem neste período devido aos gastos extra.

A dica sobre como organizar as finanças no fim do ano é saber exatamente o valor do orçamento mensal, considerando as despesas fixas e listando o destino do dinheiro extra. Assim, você saberá quanto possui para gastar no momento de planejar presentes, viagens e outros gastos do período.

2. Considere as despesas fixas

Um passo fundamental para organizar as finanças pessoais é mapear as despesas fixas. Ou seja, as despesas de valor fixo ou pouco variável, como aluguel, condomínio, alimentação, contas de água e luz, combustível e transporte, entre outros. Conhecendo o valor das suas despesas básicas, fica mais fácil para gerenciar as finanças neste período.

3. Liste suas dívidas

De acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgados em dezembro de 2023, 76,6% das famílias brasileiras vão terminar o ano endividadas.

Por isso, os ganhos extra deste período podem ajudar a reverter estes números. Para quem deseja usar o 13º salário para quitar as dívidas, por exemplo, é preciso começar atualizando os valores devidos, já devidamente corrigidos com taxas e juros. Para quem possui mais de uma dívida, cabe priorizar as mais antigas e com mais juros correndo, como as de cartão de crédito e cheque especial.

Para economizar ao quitar suas dívidas, a melhor dica é renegociar e fazer um acordo. No site da BLU365 você pode conseguir acordos com até 97% de desconto e condições especiais de pagamento. Acesse e saiba mais!

4. Liste e priorize despesas de fim de ano

Quando não é possível arcar com todas as despesas de fim de ano, estabelecer prioridades pode ajudar. Portanto, se no passo 1 você listou o que deseja fazer, no passo 4 é a hora de ser realista e observar o que vai caber no seu orçamento.

Neste momento, é também a hora de pesquisar e comparar preços. Com os valores atualizados e uma pesquisa detalhadas, pode ser possível realizar tudo que deseja. Caso contrário, é válido reunir a família para conhecer as prioridades de cada um. Assim, é possível estabelecer estratégias do que priorizar no momento.

5. Priorize pagamentos à vista

Pagar com o cartão de crédito pode ser uma ótima estratégia, especialmente para compras de valores mais altos. Contudo, pagar à vista costuma garantir descontos, além de não acumular dívidas e, possivelmente, complicar a situação financeira nos próximos meses.

Sempre que possível, evite a situação de acumular pequenas parcelas no cartão de crédito, pois elas podem gerar faturas altas que complicam o orçamento.

6. Férias devem ser planejadas com antecedência

Se você não se planejou financeiramente para viajar durante o ano, será muito difícil conseguir de última hora. Afinal, os valores das passagens aéreas, hospedagem e passeios costumam ser mais altos neste período, especialmente quando comprados de última hora.

Mas se você deseja fazer diferente no próximo ano, que tal começar a planejar agora as próximas férias? Assim é possível conseguir descontos e mais tempo para pagar, sem comprometer suas despesas fixas.

7. Cuidado com as compras por impulso

Novembro e dezembro são dois meses nos quais vale o alerta sobre compras por impulso. Com descontos da Black Friday, junto com o apelo consumista das festas de fim de ano, não é raro cair em tentação e gastar o que não pode. Portanto, essa dica sobre como organizar as finanças no fim do ano é fundamental.

Nem toda compra deve ser programada nos mínimos detalhes e tudo bem fazer compras que não estavam listadas. Contudo, é importante estabelecer um orçamento máximo para gastos livres. Ou seja, separar uma parte da sua renda para gastos não programados e saber até quanto você pode gastar.

8. Como organizar as finanças no fim do ano: guarde dinheiro para as contas de janeiro

Janeiro costuma ser um mês com diversas despesas, como IPTU, IPVA, além de renovação de matrículas, compra de material escolar, entre outras. Por isso, se janeiro costuma ser um mês difícil, é fundamental guardar dinheiro pra enfrentá-lo. Uma boa estratégia é guardar uma parte do décimo terceiro para essas despesas.

9. Faça uma reserva emergencial

Ninguém é capaz de prever gastos emergenciais, mas é possível se preparar para eles. O fim do ano pode ser um ótimo momento para começar a sua reserva de emergência. Assim, você pode estabelecer a meta de guardar mensalmente uma quantia no próximo ano!

10. Como organizar as finanças no fim do ano: aprenda mais sobre educação financeira

Planejar as finanças nem sempre é uma tarefa simples, no entanto, é um passo fundamental para exercer controle sobre nossos recursos financeiros. Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, selecionamos alguns conteúdos que certamente serão úteis para você:

Com essas dicas de como organizar as finanças no fim do ano, seu próximo ano irá começar no azul! E lembre-se, se você possui dívidas, deve sempre priorizá-las para manter sua saúde financeira. Acesse o site da BLU365 e faça um acordo hoje mesmo!