Pular para o conteúdo principal

Poucas gente para pra pensar, mas a data de vencimento dos boletos é algo muito importante e que deve ser levada em consideração. Isso porque é possível se organizar melhor dependendo da data, além da possibilidade de organizar suas contas em uma só data. Saiba como evitar dívidas através da data de vencimento do boleto.

Por que devo me importar com a data de vencimento dos boletos?

Parece algo óbvio, mas se esquecer da data de vencimento dos boletos é mais comum do que parece. Isso pode acontecer porque você tem contas com datas de vencimento muito distantes umas das outras. Além de se esquecer, você perde muito tempo pagando contas várias vezes por mês.

Outra causa comum de dívidas é não se planejar para o vencimento dos boletos. Neste caso, o boleto é que precisa se adequar às suas finanças. Quando possível, é preferível alterar a data de vencimento das contas de acordo com o seu salário. Assim você se organiza melhor e evita as dívidas, seja por se esquecer e pagar juros ou por não estar com o bolso preparado para pagar essa conta.

Como escolher a data de vencimento dos boletos?

Agora você provavelmente entendeu porque é tão importante se atentar à data de vencimento dos boletos, não é mesmo? Se sim, você provavelmente está se perguntando qual como escolher a data de vencimento das suas contas. A resposta para essa dúvida é conhecer as suas finanças e principalmente saber em que dia você recebe.

A maioria das pessoas recebe no quinto dia útil do mês. Considere que se um mês começa no sábado, você receberá no dia 7. Desta forma, o mais recomendável é escolher entre o dia 7 e 10 como data de vencimento. Mas se você tem rendimentos diversos durante o mês, sem uma data fixa, pode ficar um pouco mais difícil. Neste caso é interessante fazer um planejamento financeiro e estabelecer uma data para pagar todas as contas.

consulta de cpf

É possível escolher a data de vencimento dos boletos?

Na maioria dos casos é possível sim escolher a data de vencimento dos boletos. Isso vale para contas fixas como internet, telefone, TV, fatura do cartão de crédito, conta de luz e de água. Contudo, no caso de aluguéis e condomínio de prédios não há uma regra estabelecida pela legislação. Nestes casos pode não ser possível alterar a data. Quando as contas caem em uma data de vencimento ruim para você, a saída é apostar no planejamento financeiro para não gastar dinheiro sem antes pagar essas contas.

Outras dicas de como evitar dívidas através da data de vencimento

Procure centralizar todas as contas em uma só data de vencimento. Se não for possível para todas, coloque a maior parte delas. Quando receber a fatura (seja por e-mail ou em papel) guarde em um local importante. Se o boleto for em papel, tenha um local para deixar todos eles juntos. Se for por e-mail, crie uma pasta na caixa de entrada ou no computador, para não perder.

Feito isso, escolha também um dia no mês para paga todas as suas contas. Tenha a data no seu planejamento financeiro ou agenda para não se esquecer. Anote também todas as contas que tem, para não se esquecer de nenhuma. Sua memória pode até ser boa, mas não é interessante contar apenas com ela.

Outra dica interessante é cadastrar no débito automático. Quando você escolhe a data correta de vencimento dos seus boletos e tem certeza que vai ter dinheiro disponível para pagar não tem porque não deixar no débito automático. Assim você economiza muito tempo, pois não precisa pagar manualmente. Além disso, não corre o risco de esquecer. Algumas empresas oferecem até uma porcentagem de desconto para quem paga desta forma.

Gostou das dicas? Temos certeza que dessa forma você vai conseguir organizar melhor as suas finanças. Se tiver alguma dúvida, nos deixe nos comentários que ficaremos felizes em ajudar.

+ Leia também: Aprenda a melhor maneira de economizar dinheiro.

Deixe uma Resposta