Pular para o conteúdo principal

Com a época do final de ano chegando, é hora de comprar os presentes de Natal para as pessoas amadas. Para evitar que as contas saiam do controle e um momento gostoso se torne um sufoco, é necessário buscar por formas de gastar de forma responsável.

Como sempre, planejamento e cuidado é a melhor saída. Para te ajudar a se planejar corretamente, separamos dicas de como economizar nos presentes de Natal. Continue a leitura e confira!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

Estipule limites

Nada de vale presentear alguém com algum item caro e, de contrapartida, receber uma dívida de presente. Ao mesmo tempo, principalmente quando falamos de família, pode ficar um clima chato caso dê algo muito visivelmente mais caro para um e uma lembrança mais barata para outro.

Uma boa solução, tanto pro problema financeiro quanto para o social, é estipular os limites de preços de todos os presentes. Coloque, por exemplo, um limite de R$ 50 ou menos e afunile as opções que ficam dentro dessa quantia.

Escolha quem presentear

Pode ser uma decisão difícil, mas nem sempre é possível presentear todos que amamos e convivemos, visto que o orçamento é limitado. Por isso, escolha com cuidado quem será presenteado por você.

Uma das melhores saídas é presentear apenas os familiares diretos, como cônjuge, pais, irmãos e filhos, ou apenas os amigos e parentes mais próximos. Dessa forma, encurta-se a lista e é possível gastar um pouquinho mais em cada presente.

Experimente fazer o presente

Quer algo que mostre mais amor do que um presente em que a pessoa parou e dedicou tempo para fazer? Além de ser econômico, é um presente cheio de carinho. Essa é uma boa solução para quem tem dificuldades em escolher quem presentear, visto que é possível fazer uma lembrancinha simbólica para muitas pessoas sem gastar muito.

Faça coisas que já saiba como fazer, ou ainda presentes que não sejam muito complexos. Dessa forma. você garante uma lembrancinha bem feita e especial!

Pesquise e monitore os preços

Caso decida comprar o presente pronto, é de suma importância que uma pesquisa com cuidado seja feita. Se for comprar em lojas de rua ou shopping, visite diversos estabelecimentos e confira o preço detalhado, sempre perguntando sobre condições de pagamento, garantia e outros pontos importantes.

Online é ainda mais fácil fazer esse processo. Utilizando sites como o Zoom e Buscapé, você consegue tanto comparar os preços em diferentes lojas quanto monitorar o valor, e o sistema irá te avisar quando o produto estiver mais caro ou mais barato,

Considere atrasar a entrega

Depois do Natal, as lojas fazem diversas campanhas de liquidação de estoque, para se desfazerem dos produtos que não foram vendidos na Black Friday ou mesmo nas promoções. Para quem não conseguiu aproveitar outras promoções, essa pode ser uma ótima alternativa.

Por isso, considere a opção de entregar os presentes depois das datas. Porém, verifique se os presenteados não irão ficar chateados e, caso seja um evento marcado, como um amigo secreto, evite essa saída! Afinal, normalmente as pessoas se comprometem a dar o presente em um dia específico.

Compre à vista

Não importa qual é a condição de parcelamento, em quantas vezes é possível pagar sem juros: comprar a vista sempre deve ser a prioridade de quem busca saber como economizar nos presentes de Natal.

Afinal, você sabe a condição financeira de hoje, mas emergências podem acontecer e pode ser que, em 10 meses, as coisas estejam piores e não seja possível honrar os pagamentos, acumulando dívidas. É por esse motivo que as parcelas devem ser evitadas!

Saber como economizar nos presentes de Natal é necessário para evitar começar o novo ano no vermelho. Boas compras e boas festas!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face