Pular para o conteúdo principal

O Banco Central está trabalhando em um programa, em parceria com os bancos, para as pessoas que fizeram cursos sobre educação financeira, disponibilizado por eles, sejam beneficiados com descontos nas taxas de seus financiamentos.

A ideia já está sendo discutida com as instituições financeiras, será uma das primeiras ações nesse sentido. Eles acreditam que a educação financeira tem um mecanismo fundamental, pois a maior parte dos clientes ganham menos do que o crédito solicitado e não possuem um amplo conhecimento sobre organização financeira.

Além de baratear o crédito, uma das ideias consideradas também, seria aumentar o Score de crédito dos consumidores que fizerem os cursos de educação financeira. Ele será 100% online, para a comodidade dos clientes.

A medida está prevista para 2020.

crédito

O que é Score de Crédito

Score é uma ferramenta onde as instituições financeiras (bancos e lojistas) consultam para decidirem se vão ou não conceber crédito para você.

Ele funciona como uma pontuação de 0 a 1.000, onde seu comportamento como consumidor perante pagamentos de dívidas é analisado.

Para realizarem o cálculo do seu Score, eles precisam de algumas informações suas, como:

  • registros em birôs de crédito
  • idade
  • renda
  • estado civil

Através dessas informações é realizado um cálculo estatístico, e em seguida uma pontuação sobre o seu perfil é gerada através do sistema. Quanto mais alta for a sua pontuação, melhor será o seu perfil financeiro para as instituições de crédito.

E ai, o que achou da novidade?

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

Leia também: Cartão de crédito: 3 opções para quem tem Score baixo