Com o avanço nos métodos de pagamento digitais, especialmente nas compras online, há cada vez mais facilidade para pagar. O boleto parcelado é uma dessas facilidades. Afinal, é possível parcelar sem precisar ter um cartão de crédito e sem se preocupar com questões como limite e fatura do cartão.
Mas, afinal, como funciona e quem pode usar? Vale lembrar que esta forma de pagamento é oferecida apenas por alguns bancos, lojas e empresas, portanto, para usar é preciso pagar em uma dessas instituições.
De forma geral, qualquer pessoa pode utilizar o método, incluindo consumidores que estão com o nome sujo. Continue a leitura para saber mais sobre o boleto parcelado!
Índice:
Como funciona o boleto parcelado?
O boleto parcelado é uma espécie de compra à prazo na qual a forma de pagamento funciona por meio de boletos que são emitidos mensalmente e com uma data de pagamento fixa.
Dessa forma, é como a fatura de um cartão de crédito, a qual tem uma data para pagar. Contudo, na maior parte dos casos, não é possível negociar a data de pagamento do boleto. Ou seja, após vencido, dependendo da situação, é preciso gerar um novo boleto (e um acordo), para pagar a conta.
Quem pode usar?
O boleto parcelado é interessante especialmente porque está disponível para todos os consumidores, salvo excessões de acordo com os critérios de quem vai receber o pagamento. Portanto, vale observar as condições de pagamento do banco ou da empresa que está oferecendo o serviço.
Uma das maiores vantagens dessa forma de pagamento é que não há restrições de uso. Na maior parte dos casos, basta ser maior de idade para usar. Com isso, até mesmo pessoas negativadas podem pagar com o boleto parcelado, o que torna mais acessível o acesso a produtos e serviços. Em outras palavras, é uma maneira de dividir o valor da compra sem precisar usar um cartão de crédito e sem comprometer o limite.
Bancos e empresas que aceitam parcelamento de boleto
Há uma série de bancos e empresas que aceitam esse método de pagamento. Conheça alguns deles a seguir!
Bancos
Instituições financeiras renomadas, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Santander permitem o pagamento por boleto parcelado nas operações online. Para pagar com o método basta acessar o app do banco, terminal de autoatendimento e outros canais oficiais. Vale conferir taxas e encargos atrelados a essa forma de pagamento e observar se vale a pena.
Instituições financeiras e empresas de pagamento
Outras instituições financeiras, plataformas e empresas de pagamento e serviços de crédito também oferecem a funcionalidade. É o caso de empresas que possuem métodos próprios de recebimento, como as compras feitas no Mercado Livre e plataformas especializadas em serviços de pagamento, como o PicPay.
Novamente, é preciso se atentar às taxas aplicadas antes de formalizar a compra.
Quais cuidados ter ao pagar com boleto parcelado?
Pagar com boleto parcelado pode ser uma opção conveniente, mas é importante tomar certos cuidados para garantir uma transação segura e evitar problemas futuros. A seguir, veja alguns cuidados a serem considerados ao pagar com boleto parcelado:
- Verifique a idoneidade do emissor do boleto: certifique-se de que o boleto seja emitido por uma instituição financeira ou empresa confiável. Evite boletos de fontes desconhecidas ou não confiáveis;
- Confira os dados no boleto: verifique se os dados do boleto, como o nome do beneficiário, CNPJ, data de vencimento e valor, estão corretos e coincidem com as informações fornecidas pelo vendedor;
- Utilize fontes confiáveis: é recomendável acessar os boletos diretamente no site oficial da empresa ou instituição financeira. Evite clicar em links, em e-mails suspeitos ou em sites não verificados;
- Proteja seu computador e informações pessoais: mantenha seu dispositivo seguro com um antivírus atualizado, evite usar computadores públicos ou compartilhados para acessar boletos e nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras por meio de sites não seguros;
- Guarde os comprovantes de pagamento: após efetuar o pagamento, certifique-se de guardar o comprovante de pagamento do boleto, como o comprovante de transferência ou o recibo, como prova da transação;
- Verifique as taxas e juros: um dos cuidados mais importantes é verificar se há taxas. Portanto, antes de parcelar um boleto, saiba quais taxas ou juros podem ser aplicados pela instituição financeira ou pela empresa. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis e a preparar seu orçamento;
- Planeje seu orçamento: ao parcelar boletos, tenha em mente que você assumirá compromissos financeiros a longo prazo. Certifique-se de que os pagamentos cabem em seu orçamento mensal.
Lembre-se de que, ao tomar esses cuidados, você pode reduzir o risco de cair em golpes ou problemas relacionados ao pagamento de boletos parcelados. Caso tenha alguma dúvida ou suspeita de fraude, não hesite em entrar em contato com a empresa emissora do boleto ou com o banco para esclarecimentos adicionais.
Quite sua dívida com boleto parcelado na BLU365
Você sabia que na BLU365 você pode quitar suas dívidas e limpar o seu nome com boleto parcelado? É muito simples, rápido e seguro, além de ser um processo sigiloso e 100% online. Veja o passo a passo:
- Acesse o site da BLU365 e informe seus dados;
- Caso você tenha alguma dívida com algum de nossos parceiros oficiais, os acordos aparecerão para você na próxima tela;
- Então, basta você selecionar entre os acordos disponíveis. Você pode escolher o número de parcelas e também a data de vencimento do boleto;
- Por fim, basta honrar seus pagamentos na data escolhida. Em até 5 dias úteis seu nome estará limpo.
E então, está esperando o que para regularizar a sua situação? Com o boleto parcelado e até 97% de desconto nas suas dívidas ficou mais fácil limpar o nome. Acesse nosso site e saiba mais!