Pular para o conteúdo principal

Ao passar por uma crise financeira, alguns passos são fundamentais para que o problema se resolva mais rapidamente. O primeiro é entender que a situação tem solução: basta tomar conhecimento dela o quanto antes, tomando as medidas necessárias.

O segundo, e igualmente importante, é contar com o apoio das pessoas queridas. Uma família unida se mostra mais forte para enfrentar as dificuldades e consegue pensar melhor em caminhos alternativos.

Esta fase exige esforço e disciplina, incluindo a organização do orçamento, a revisão de despesas, corte de alguns gastos e renegociação de dívidas.

Família unida, solução mais rápida!

Caso tenha filhos e cônjuge, procure envolvê-los na situação. É claro que você não passará aos seus filhos uma preocupação enorme que deve ser sua, mas é sempre saudável manter a transparência, fazendo com que colaborem na economia da casa, reduzindo a duração de uma conversa no telefone, pensando duas vezes antes de demorar no banho, enfim, travando uma verdadeira batalha contra as despesas.

Quanto ao seu companheiro, ou companheira, o ideal é que fiquem mais unidos do que nunca, compartilhando decisões e responsabilidades. Nesta hora, duas cabeças pensando conseguem melhores soluções para o problema que é importante sim, mas que não deve ser supervalorizado. Isso levaria a crise financeira para a vida pessoal, o que teria consequências ainda piores.

Origem: Blog Finanças Práticas (link)