Pular para o conteúdo principal

Afinal, tem como solicitar Seguro-Desemprego online? É o que muitos trabalhadores se perguntam quando precisam acessar o benefício.

Todo trabalhador que é demitido sem justa causa pode solicitar o benefício e a boa notícia é que sim, tem como solicitar Seguro-Desemprego pela internet, facilitando ainda mais o acesso.

Neste artigo, explicamos como funciona e solucionamos dúvidas sobre o assunto. Continue conosco e saiba mais sobre como solicitar Seguro-Desemprego pela internet!

O que é o Seguro-Desemprego?

O Seguro-Desemprego é um benefício previdenciário concedido pelo governo brasileiro aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa. O objetivo desse benefício é fornecer uma assistência financeira temporária para que o trabalhador possa se sustentar enquanto busca uma nova colocação no mercado de trabalho.

O valor e o período de recebimento do Seguro-Desemprego variam de acordo com o tempo de trabalho registrado e a quantidade de vezes que o benefício já foi solicitado. Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa atender a requisitos como o tempo mínimo de vínculo empregatício e a comprovação de demissão sem justa causa.

O Seguro-Desemprego tem a função de garantir uma rede de proteção social aos trabalhadores, ajudando a reduzir os impactos financeiros de uma demissão inesperada. Além disso, ele também contribui para a manutenção da estabilidade econômica das famílias e para a busca por uma recolocação profissional.

O benefício é pago em parcelas mensais, sendo que o trabalhador pode solicitar o seguro até cinco vezes, dependendo do tempo de trabalho anterior. O objetivo, portanto é dar suporte ao trabalhador enquanto ele se reintegra ao mercado de trabalho, seja por meio de uma nova vaga de emprego ou de qualificação profissional.

Continue conosco para saber como solicitar Seguro-Desemprego de forma simples e rápida.

+ Quem tem MEI perde direitos trabalhistas?

Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?

O Seguro-Desemprego pode ser recebido por trabalhadores formais que atendem a alguns requisitos específicos. Para ter direito ao benefício, é necessário:

  1. Ter sido demitido sem justa causa: o trabalhador precisa ser dispensado do emprego sem que tenha cometido uma falta grave, que justificaria a demissão por justa causa;
  2. Ter trabalhado com carteira assinada: o benefício é destinado a trabalhadores que possuam vínculo empregatício formal, ou seja, aqueles com registro em carteira de trabalho;
  3. Ter trabalhado por um período mínimo: o período varia entre 6 e 12 meses.

O trabalhador deve ter um tempo mínimo de trabalho registrado para poder solicitar o benefício. O tempo varia de acordo com a quantidade de vezes que o seguro-desemprego já foi solicitado:

  • Para a primeira solicitação, é necessário ter trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à demissão;
  • Para a segunda solicitação, é necessário ter trabalhado por pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses;
  • Para a terceira ou mais solicitações, o trabalhador deve ter trabalhado por pelo menos 6 meses no período de 12 meses anteriores à demissão.

Além disso, o trabalhador não pode estar recebendo outros benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, e deve comprovar que está buscando ativamente uma nova colocação no mercado de trabalho.

O que é o Seguro-Desemprego web?

O Seguro-Desemprego Web é uma plataforma digital criada pelo Governo Federal, que permite aos trabalhadores solicitarem o benefício do Seguro-Desemprego de forma online, facilitando e agilizando o processo. Ele foi desenvolvido para simplificar o acesso ao benefício, proporcionando uma alternativa prática e sem a necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento físico, como as Superintendências Regionais do Trabalho ou agências do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Através do Seguro-Desemprego Web, o trabalhador pode realizar a solicitação do benefício diretamente pela internet, sem sair de casa, desde que cumpra os requisitos necessários. O processo envolve o preenchimento de um formulário eletrônico, onde o trabalhador informa dados como o número do PIS/PASEP, o CNPJ da empresa em que foi demitido, entre outras informações.

Após a solicitação, o sistema analisa as informações e, caso o trabalhador esteja apto, o benefício é concedido. O trabalhador também pode acompanhar o status da solicitação, verificar as parcelas a serem pagas e outras informações diretamente no portal.

A plataforma foi criada para reduzir a burocracia e facilitar o acesso ao Seguro-Desemprego, garantindo que mais trabalhadores possam usufruir do benefício de maneira rápida e eficiente.

Como solicitar Seguro-Desemprego online?

O passo a passo de como solicitar Seguro-Desemprego online é simples, o trabalhador só precisa acessar a plataforma Seguro-Desemprego Web e informar seus dados.

A seguir, confira passo a passo como solicitar Seguro-Desemprego online:

  1. Acesse o portal: entre no site oficial do Seguro-Desemprego Web. O serviço está disponível no portal do Ministério do Trabalho e Emprego;
  2. Informe o número do PIS/PASEP: para iniciar o processo, você precisará informar o número do PIS (Programa de Integração Social) ou PASEP, que é um número de identificação do trabalhador no sistema da Caixa Econômica Federal;
  3. Preencha os dados pessoais: o sistema pedirá que você forneça algumas informações pessoais, como seu CPF, data de nascimento, nome completo, entre outros dados importantes;
  4. Informe os dados da demissão: você precisará informar dados sobre sua demissão, como o CNPJ da empresa onde trabalhava e o data da rescisão do contrato de trabalho;
  5. Envio de documentos (se necessário): em alguns casos, o sistema pode solicitar documentos adicionais, como a rescisão de contrato ou a carta de demissão. Você pode fazer o upload desses documentos diretamente no site;
  6. Acompanhe a solicitação: após preencher todos os dados e enviar a solicitação, você poderá acompanhar o andamento do processo através da plataforma. Caso sua solicitação seja aceita, o sistema informará o número de parcelas que você poderá receber e o valor de cada uma;
  7. Recebimento do benefício: o pagamento do Seguro-Desemprego será realizado pela Caixa Econômica Federal, normalmente em uma conta bancária associada ao seu número de PIS. Se não tiver conta, você pode criar uma conta poupança na Caixa para receber os valores.

Lembre-se de que, para solicitar o Seguro-Desemprego pela internet, é necessário cumprir todos os requisitos, como ter sido demitido sem justa causa e ter o tempo mínimo de trabalho exigido conforme o número de vezes que já solicitou o benefício.

Agora você já sabe como solicitar Seguro-Desemprego online e poderá se organizar para se reestabelecer no mercado de trabalho novamente, evitando dívidas. Continue acompanhando a BLU365 para seguir cuidando da sua saúde financeira!

Leia também: Saiba como funciona o seguro contra dívidas de desempregados