Pular para o conteúdo principal

Não é novidade para ninguém que a conta de luz se tornou mais cara para os brasileiros nos últimos meses. A crise hídrica é apontada como a maior responsável pelo aumento. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) afirmou recentemente que a conta de luz vai aumentar cerca de 4,9% no bolso do consumidor. Por isso, confira 10 dicas para economizar na conta de luz.

1. Se possível, substitua o chuveiro elétrico

Caso for possível para você, substitua o chuveiro por um modelo a gás ou com aquecimento solar. Inclusive, se estiver em processo de mudança de casa, é algo interessante a se observar. Especialmente durante o frio, o chuveiro elétrico é o que mais consome energia e mais pesa na conta no fim do mês.

2. Mantenha os eletrodomésticos fora da tomada

TVs, computadores, micro-ondas e outros eletrodomésticos que emitem luzes quando estão desligados consomem energia elétrica. Por mais que pareça um gasto pequeno, é um valor que faz diferença na conta. Então, retire da tomada sempre que não estiver utilizando e perceba a diferença no seu bolso.

3. Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar

Não utilize sua máquina de lavar na capacidade mínima se você pode esperar para lavar mais roupas de uma só vez e assim, economizar energia. Atente-se também à quantidade sabão utilizado, pois assim evita precisar usar a função enxágue extra. Se a sua máquina possui a função de aquecer a água, dispense o uso. Para as secadoras, vale a dica de secar na capacidade máxima.

4. Otimize o uso do ferro de passar

O gasto de energia do ferro de passar é o mesmo para uma peça ou para várias. Por isso, evite o hábito de ligar a todo momento para passar peças isoladas. Separe um momento, uma vez na semana, para passar todas as peças que precisa. Assim você vai economizar muito na conta de luz.

5. Atenção à temperatura da geladeira

Durante o inverno e dias frios, você não precisa manter a geladeira na temperatura mais potente. Deixe que o clima frio te ajude a economizar, diminua para a mínima ou para a metade disso. Não é preciso deixar a geladeira sempre na potência máxima para garantir o melhor desempenho. Além disso, verifique se as borrachas estão vedando bem e se a porta está fechando direito.

consulta de cpf

6. Atenção ao horário de pico

Sempre que possível, evite utilizar aparelhos que consomem muita energia no horário de pico. O horário entre 17:30 e 21h apresenta as maiores tarifas e você vai pagar mais na sua conta, pois é o período da famosa bandeira vermelha. Utilize horários alternativos a estes para tomar banho e usar a máquina de lavar para economizar na conta de luz.

7. Atenção ao comprar eletrodomésticos

Ao comprar um eletrodoméstico, confira o selo PROCEL, pois nele há informações sobre o gasto de energia. Há opções de produtos certificados como mais econômicos, aposte nestes!

8. Aposte na iluminação natural

Que tal aproveitar algo que a natureza nos dá de graça e deixar a luz do sol entrar na sua casa? Invista em cortinas de cores claras, que deixem entrar a luz solar. Além disso, pintar as paredes de cores claras também ajuda a iluminar o ambiente e evitar acender as luzes com tanta frequência.

9. Utilize lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas de LED são 80% mais econômicas do que as incandescentes? É uma ótima forma de economizar na conta de luz. Além disso, as lâmpadas de LED duram muito mais do que os outros tipos, alguns modelos duram até 25.000 horas. O custo benefício vale a pena.

10. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário

Tanto no calor como no frio, o ar condicionado pode garantir um gasto extra considerável na conta de luz. Por isso, evite utilizar no dia a dia. Mas quando utilizar, atente-se à algumas dicas que garantem economia. Se utilizar a função de aquecer, deixe entre 23 e 26 graus, pois é o suficiente para aquecer. Temperaturas superiores a essas desperdiçam energia.

No calor, evite deixar abaixo dos 18 graus, pois a mesma dica é válida aqui. 18 graus é o suficiente para refrigerar o ambiente. Além disso, como é um item de grande gasto de energia, evite usar durante a bandeira vermelha, período entre 17:30 e 21h.

Apesar do valor ter aumentado, é possível economizar na conta de luz e evitar que ela comprometa seu orçamento. Você já costuma aplicar alguma dessas dicas para economizar e sentiu a diferença? Nos conte nos comentários! Conte sempre com a equipe BLU365 para manter sua saúde financeira em dia.

+ Leia também: 7 Hábitos que você deve adotar hoje para melhorar suas finanças.

Deixe uma Resposta