Pular para o conteúdo principal

Com a chegada dos últimos dois meses do ano, os trabalhadores brasileiros logo começam a fazer planos com o 13 salário. Sendo assim, uma das melhores formas de utilizar o benefício é para colocar as finança em dia. Para quem possui dívidas, o décimo terceiro vai ajudar a quitar os débitos pendentes e fazer com que milhões de brasileiros respirem mais aliviados nesse fim de ano.

Contudo, a dúvida que fica é: qual a melhor forma de usar o décimo terceiro para quitar as dívidas?

Divida o 13 salário com o método 50-30-20

O método 50-30-20 é uma estratégia de divisão de renda já bastante conhecida. Trata-se de dividir a renda para as despesas mensais da seguinte maneira:

  • 50% para despesas fixas e essenciais como aluguel, transporte, alimentação e contas básicas de energia, água e outras similares. De acordo com Elizabeth Warren, a criadora do método, a soma de todas as contas básicas jamais devem comprometer mais que 50% da renda;
  • 30% da renda mensal deve ser destinado às despesas variáveis e gastos menos essenciais. Entram na categoria passeios, compras não essenciais, lazer em geral, viagens e qualquer gasto que não seja essencial para a sobrevivência;
  • 20% da sua renda deve ser para objetivos financeiros. Assim, é interessante empregar para a construção de uma reserva de emergência, para investimentos ou outros objetivos financeiros.

Já para quem possui dívidas e acabou de receber o décimo terceiro salário, há outro método para empregar o valor do benefício. Afinal, quando há débitos pendentes, as dívidas devem ser sua prioridade financeira. Veja como:

50 – Quitar dívidas

Neste caso, a metade do benefício será usada para quitar as suas dívidas. O valor pode ser utilizado para pagar sua dívida à vista e conseguir um bom desconto na renegociação. Contudo, se esse valor não foi o suficiente, também é possível utilizar para dar uma entrada.

No processo de renegociação de dívida você pode escolher o acordo mais vantajoso para você, com parcelas que cabem no seu bolso. Assim, o valor do décimo terceiro também pode ser guardado para te ajudar a pagar as próximas parcelas, se assim você preferir.

30 – Reserva de emergência

Além de quitar as suas dívidas, é interessante utilizar o o 13º salário para estratégias financeiras de médio e longo prazo, como a criação da sua reserva de emergência. Afinal, as dívidas ocorrem quando há imprevistos financeiros e não existe uma forma de lidar com eles.

Assim, quem possui uma reserva de emergência dificilmente contrai dívidas, já que tem como arcar com o prejuízo sem negativar o nome. Portanto, a reserva de emergência é o primeiro passo para se preparar para o futuro e conseguir enfrentar possíveis imprevistos sem complicar seu orçamento. Assim, invista 30% do seu décimo terceiro nessa estratégia!

20 – Invista em você

Por fim, invista em você! Quem tem dívidas deve priorizar o pagamento dos débitos, mas isso não significa precisar cortar tudo. Com 20% do seu décimo terceiro você planejar uma viagem ou passeio, comprar algo que deseja nesse momento ou então, até mesmo fazer um curso e investir no seu futuro profissional.

Perceba como é importante planejar como vai usar o seu décimo terceiro. O planejamento, inclusive, evita descontroles financeiros. Afinal, se você define uma margem para gastar livremente, dificilmente esses gastos se tornarão dívidas futuramente. Além disso, o planejamento serve justamente para te dar mais liberdade nesse momento e estabelecer uma margem saudável para os gastos livres.

Priorize pagar suas dívidas atrasadas

Na hora de pagar a dívidas, é preciso priorizar as dívidas mais antigas, ou seja, aquelas que provavelmente estão com juros mais altos nesse momento. Portanto, use os 50% do seu décimo terceiro para quitar ou começar a pagar essas dívidas.

Outras dívidas que devem ser priorizadas são aquelas que possuem juros mais altos, como as dívidas com cartão de crédito ou cheque-especial. Priorize essas!

Coloque seus gastos no papel

Além de pagar as suas dívidas, é preciso cuidar para não adquirir novas. Por isso, se você ainda não tem um planejamento financeiro, é hora de ter mais controle obre as sua finanças. Assim, comece colocando todos os seus gastos no papel, junto com a sua renda mensal.

Assim, você pode observar quais são os gastos fundamentais e quais podem ser deixados de lado, ao menos enquanto você estiver pagando suas dívidas. Elimine os gastos que não são fundamentais nesse momento para priorizar os débitos!

Crie um planejamento para o próximo ano

Por fim, para começar o próximo ano com o pé direito, crie um planejamento.

Se você optou pelo parcelamento de dívida, planeje de acordo com as parcelas que precisa honrar. Estabeleça também um valor mensal para guardar na sua reserva de emergência ou para iniciar investimentos.

Coloque no papel as viagens que deseja fazer, compras e outros gastos, de forma a se planejar financeiramente para eles!

Leia também: Trilha Do 13º: Cálculo Do Décimo Terceiro

Conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira!