Pular para o conteúdo principal

A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe mudanças significativas na vida de todas as pessoas. E o mercado de trabalho também tem se modificado neste cenário. Por isso, algumas profissões se mostram ainda mais importantes agora e vão continuar em alta após a quarentena.

Muitos profissionais não podem fazer a própria quarentena nesse período e estão na linha de frente no combate contra o Covid-19. Outros, perderam seus empregos por conta da pandemia. Por isso, ler sobre algumas tendências de profissões para o futuro próximo pode te ajudar a prosperar financeiramente. Confira a seguir.

8 profissões em alta após a quarentena e como se especializar 

1. Profissionais da saúde

Desde o início da pandemia, estes profissionais passaram a ter uma importância maior ainda. É por conta deles que temos recomendações de saúde e segurança, como usar máscaras, lavar as mãos e praticar o distanciamento social. Esses profissionais são médicos, enfermeiros, socorristas, recepcionistas de hospitais, farmacêuticos, biólogos e tantos outros que fazem o setor da saúde funcionar.

Cursos de graduação: medicina, enfermagem, farmácia, biologia, biomedicina, bioquímica, entre outros.

Especializações que não precisam de graduação: curso técnico em enfermagem, cursos para recepcionista de hospitais ou balconistas de farmácias, cursos para socorristas e brigadistas, entre outros.

2. Culinária

Comer é uma necessidade básica e primordial, por isso, chefs, cozinheiros, ajudantes de cozinha e outros profissionais são extremamente importantes neste momento e para além dele. Com o serviço de comida por delivery cada vez mais em alta, há também cada vez mais espaço para esses profissionais. Para trabalhar nessa área, você pode começar de forma simples, preparando comida na sua casa e vendendo por meio de aplicativos.

Como se especializar: graduação em gastronomia, cursos online para culinárias específicas (saudáveis, confeitaria, vegana, etc), curso técnico de boas práticas no manuseio de alimentos, entre outras.

Se optar por produzir comida em casa, lembre-se de seguir as normas de preparado recomendadas pela sua cidade. Em muitos municípios existem cursos gratuítos de adequação para o manuseio.

3. Marketing digital

Esse momento de pandemia mostrou que quanto mais as empresas tiverem seus processos disponíveis de forma online, menos serão impactadas pela crise. E neste cenário, profissionais de marketing ajudam com a elaboração de campanhas e produção de conteúdo em sites, redes sociais e e-commerce.

Como se especializar: cursos de graduação em comunicação e multimeios, publicidade e propaganda, marketing, jornalismo, web design e outros cursos na área da comunicação.

4. Psicologia

O momento de pandemia tem causado diversas reflexões e afetado as pessoas de forma coletiva e individual. Por isso, profissionais da psicologia são muito procurados nesse momento e certamente continuarão com demanda após a quarentena também. Vale lembrar que muitos adequaram o atendimento para ser realizado de forma online. Para além do momento de isolamento, realizar atendimentos online quebra as barreiras de espaço e é um item a se considerar em uma profissão do futuro.

Como se especializar: graduação em psicologia e pós-graduação em áreas específicas de acordo com a linha seguida.

5. Qualidade de vida

Além de psicólogos, outros profissionais que trabalham com qualidade de vida também estarão em alta nos próximos anos. Algumas áreas: lazer e turismo, educação física, nutrição, terapeutas holísticos, entre outros.

Como se especializar: essa área é bem abrangente e cada uma tem suas especializações necessárias. As áreas de turismo, educação física e nutrição, exigem graduação ou cursos técnicos para atuar. Já as terapias holísticas são bem variadas e cada uma tem suas próprias orientações. Alguns exemplos de atuações dentro das terapias holísticas: reiki, yoga, leitura de tarot, leitura de oráculos, entre outras.

6. Jornalistas

Esses profissionais são responsáveis por levar a informação ao mundo. Traduzem informações científicas e técnicas em linguagem simples e acessível para toda a população. O mercado da informação cresceu muito no momento da pandemia e deve continuar crescendo nos próximos anos.

Como se especializar: graduação em jornalismo, escrita criativa e outros cursos da área da comunicação.

7. Profissionais da limpeza

Nunca a limpeza foi tão importante como é agora. Esses profissionais estão tendo muito reconhecimento neste momento e precisam ter ainda mais. A pandemia mudou a forma como lidamos com a higiene e a limpeza dos ambientes e certamente essa mudança vai prevalecer. Os profissionais da limpeza são responsáveis por manter empresas, residências e espaços públicos limpos e organizados.

Neste momento, a limpeza nos hospitais e espaços públicos, além da coleta de lixo, estão sendo de grande importância para a saúde coletiva.

Como se especializar: não é preciso ter um curso para trabalhar com limpeza, mas é preciso se atentar às recomendações disponibilizadas pela empresa contratante. Além disso, para trabalhar com a limpeza pública, geralmente o processo seletivo é feito a partir de concurso. 

8. Tecnologia

A área da tecnologia já está nas profissões em alta há alguns anos, mas a pandemia revelou ainda mais a importância destes profissionais. É uma área bem abrangente e envolve muitas áreas de atuação. Algumas opções: arquitetura de Inteligência Artificial (AI), análise de dados, produção de relatório sobre dados, desenvolvimento web, de software ou mobile, entre outras áreas.

Como se especializar: graduação em ciência da computação, ciência de dados, engenharia de software, cursos técnicos para desenvolvimento e alguns empregos também podem exigir pós-graduação, mestrado e doutorado na área.

Essas são apenas algumas sugestões de profissões que têm grande chance de prosperar em um futuro próximo. Lembre-se sempre de exercitar o seu olhar rumo ao futuro e quando puder escolher em qual área  atuar, pense em como será daqui alguns anos. Conte sempre com a BLU365 para dicas de como manter sua saúde financeira!