Pular para o conteúdo principal

No meio da rotina complicada e atarefada, algumas responsabilidades podem ficar em segundo plano. Porém, há uma obrigação que nunca pode ficar para trás: o cuidado com a saúde.

Para ajudar a colocar esses cuidados na rotina, foi criado o Outubro Rosa. A iniciativa define que, durante o mês de outubro, são realizadas diversas ações para a prevenção e educação sobre o câncer de mama, o segundo tipo de câncer que mais atinge mulheres brasileiras.

Para saber mais sobre a iniciativa, continue a leitura!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

O que é Outubro Rosa?

Campanha que acontece no mundo inteiro, o Outubro Rosa é uma iniciativa que busca a conscientização sobre o câncer de mama. Seu foco é alertar a importância do diagnóstico precoce visto que, quanto mais no começo o câncer for descoberto, maiores são as chances de um tratamento tranquilo e sem grandes problemas.

Além de uma campanha de conscientização, o Outubro Rosa é também marcante para a luta pelos direitos de saúde das mulheres. Não é difícil encontrar instituições que aproveitam a época para promover exames e ensinar o autoexame para as mulheres.

Cuidados e autoexame

Os cuidados que podem diminuir as chances de contrair o câncer de mama são também recomendações para aumentar a qualidade de vida. Não fumar, possuir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente são algumas ações que podem diminuir as chances de ter câncer de mama no futuro.

Como dito anteriormente, o câncer de mama tem maiores chances de cura sem grandes problemas quando é diagnosticado de forma precoce. Por isso, é sempre importante fazer o autoexame em casa. É recomendado fazê-lo entre 3 e 10 dias depois da menstruação, ou em um dia fixo do mês, para mulheres que não menstruam.

O autexame é dividido em três momentos diferentes: na frente do espelho, em pé e deitada.

Na frente do espelho e sem roupas, confira os seios com os braços caídos, dobrados e levantados atrás do pescoço e com as mãos na bacia.Nas posições, pressione a mama e verifique se há alguma alteração na superfície, assim como na cor, formato, tamanho. Procure também por eventuais inchaços, rugosidades e saliências. Os mesmos movimentos são feitos no autoexame deitada, sendo possível colocar um travesseiro embaixo do ombro, aumentando o conforto.

Durante o banho, com as mãos ensaboadas e em pé, faça também o autoexame. Coloque um braço atrás da nuca e apalpe a mama com a outra mão, façando movimentos circulares do mamilo até o fim do seio. Também faça o processo, fazendo linhas retas para cima e para baixa. Ao fim, aperte os mamilos e verifique se há vazamento de algum líquido.

Diagnóstico

Caso note qualquer tipo de alteração, por mais mínima que seja, é de extrema importância ir ao médico e descartar as possibilidades. Lembre-se que o diagnóstico precoce é o caminho mais fácil para o tratamento, com altas chances de um bom resultado.

Depois dos 50 anos, o cuidado deve ser mulher. A partir dessa idade, a mulher deve fazer a mamografia a cada dois anos, garantindo que o diagnóstico de um potencial problema seja feito a tempo hábil.

Para saber mais sobre a iniciativa, o Inca preparou um guia completo sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama. Clique aqui para conferir!

Lembre-se de fazer o autoexame e conscientizar as mulheres em sua volta. Feliz Outubro Rosa!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face