Pular para o conteúdo principal

Embora faça a sua planilha de orçamento e procure manter suas contas sob controle, ainda tem a sensação de que algo não vai bem?

Existem alguns erros que podem interferir no resultado final.

Que tal conhecê-los, e evitá-los? Confira a lista:

  • considerar o salário bruto como receita: o valor que deve ser considerado como receita é aquele que efetivamente entra na sua conta bancária, o salário líquido: quanto você ganha depois dos descontos.
  • usar o crédito sem controle: se você tem abusado das compras parceladas, de cheques pré-datados e do limite do cheque especial, cuidado! Está usando o crédito da forma errada. Essas são dívidas a pagar e devem ser relacionadas na sua planilha.
  • ignorar os pequenos gastos: procure relacionar todas as despesas em sua planilha, até mesmo os pequenos valores. Rapidamente vai compreender a diferença e identificar para onde está indo o seu dinheiro.
  • não acompanhar suas contas: sua planilha de orçamento deve ser atualizada e monitorada com frequência.
  • estimar suas despesas: para facilitar o trabalho, muitas pessoas estimam um valor para alguns grupos de despesas, ao invés de relacioná-las de fato. Essa prática dificulta identificar onde, realmente, você está gastando.
  • arredondar valores: tanto nas despesas quanto nas receitas, você precisa incluir na sua planilha o valor correto. Qualquer arredondamento pode causar impacto na sua planilha.
  • ser otimista demais: não inclua na sua planilha receitas que ainda não aconteceram. Se você trabalha por comissão ou tem algum bônus a receber, cuidado. Este dinheiro só deve entrar na sua planilha quando, de fato, ele estiver na sua conta bancária.

Com estas dicas você vai conseguir montar e seguir o seu planejamento financeiro da forma mais eficaz possível e atingir seus objetivos.

evite erros no seu planejamento planeje 2

 

Origem: Finanças Práticas (link)

Deixe uma Resposta