Pular para o conteúdo principal

Diante da maior facilidade de acesso ao crédito, muitos consumidores não resistem e acabam optando pelo financiamento de suas compras, sem o menor planejamento para o bom uso dos recursos. A falta de controle do orçamento pode levá-los ao endividamento excessivo.

No entanto, existem muitas outras causas para perder o controle da situação, como a perda do emprego ou problemas de saúde, por exemplo. Algumas delas podem ser evitadas, outras não. O ideal é ter cuidado para, ao menos, não cair nas armadilhas do consumo, o que ajuda a manter suas finanças em ordem.

conceitos importantes planejar 1

Você sabia que as causas afetivas são as principais culpadas pelo superendividamento? Como uma espécie de recompensa por vivenciarem alguma dificuldade, as pessoas acabam consumindo mais, como se quisessem “suprir a falta de algo”.

O importante é saber que se trata de um problema bastante comum, que precisa ser rapidamente identificado para sua solução.

Tipos de endividamento:

O endividamento pode ser classificado, basicamente, em três categorias:

  • Ativo: quando a pessoa assume dívidas constantemente e alega que teve imprevistos.
  • Superendividamento: a pessoa gasta sem controle, e acaba estourando o limite do cheque especial, do cartão de crédito, além de não pagar os empréstimos e financiamentos contratados.
  • Passivo: quando o endividamento ocorre por causa de um imprevisto (doença, acidente, desemprego, morte ou separação, por exemplo).

Contas sob controle

Educar-se financeiramente, utilizar o cheque especial e outros meios de pagamento com consciência e evitar financiamentos longos são algumas medidas para ficar longe do endividamento excessivo.

Para conseguir restabelecer sua saúde financeira, o primeiro passo é reconhecer e identificar o problema. Fazendo isso, crie um método que lhe permita monitorar suas finanças. Seu bolso agradece!

Origem: Blog Finanças Práticas (link)

2 Comentários

Deixe uma Resposta