Pular para o conteúdo principal

Todo fim de ano é a mesma coisa. É um período marcado por celebrações, bons sentimentos, revemos pessoas queridas, mas também tendemos a exagerar muito! Desde os exageros na alimentação, na bebida e também os exageros financeiros. Por isso, saber como negociar suas dívidas vai te ajudar a enfrentar o início de ano com mais leveza.

Por que exageramos no fim de ano?

Uma mesa farta é sinônimo de celebração e alegria. O mesmo vale para os presentes comprados nesse período, aquela viagem dos sonhos que é realizada e muitas pessoas também aproveitam para atingir metas maiores, como trocar de carro ou mudar de casa.

Depois de um ano exaustivo e de muito trabalho, é comum que venha aquela conhecida sensação de compensação, o famoso “eu mereço”. Não há problema algum em se permitir comer um bom jantar nesse período, ou comprar algo que estava desejando. O problema é que junto ao sentimento de cansaço, alegria ou até mesmo frustração que podem aparecer neste período, as compras por impulso geradas por gatilhos mentais podem ocorrer.

A compra emocional é aquela que busca preencher um espaço, é uma compensação por uma frustração sofrida. Nesses casos, é um espaço pequeno, de uma frustração que naturalmente iria embora depois de um curto período. Mas quando as compras acontecem com frequência, uma hora a conta chega.

Como negociar suas dívidas? 5 dicas infalíveis

O início do ano é um dos melhores momentos para negociar as suas dívidas! Afinal, é um período ideal para construir metas e planejar as finanças do ano. É nesse momento que muitas pessoas costumam avaliar sua situação financeira e descobrir quanto podem poupar por mês para conquistar um objetivo financeiro.

Para quem exagerou no fim do ano e acabou se endividando, a boa notícia é que o mês de janeiro costuma trazer ótimas oportunidades para quitar as dívidas. Por isso, veja essas 5 dicas infalíveis na hora de quitar suas pendências.

1. Liste o valor total devido

Se você chutou o balde no fim do ano, chegou a hora de listar o valor total devido e ter consciência sobre todas as suas contas. Sabemos que esse momento é difícil, mas é preciso encarar o número para ter condições de traçar estratégias para pagar. Esse momento não precisa ser sofrido e você pode contar com a sua família. Por isso, abra o jogo com todas as pessoas que moram com você e explique a situação. Juntos, você verá é menos desafiador contornar a situação.

Então, some todos os seus gastos com cartão de crédito, carnês, cheque especial, financiamentos, boletos e outros. Some todos eles, já com os juros e taxas.

2. Faça um planejamento financeiro

O segundo passo é elaborar um planejamento financeiro, que deve ser baseado na sua renda mensal e também nas suas despesas mensais. Feito isso, é mais fácil observar quais contas são prioridade, como aluguel, alimentação, transporte e outras. Some seus gastos básicos e veja quanto é possível separar para quitar as dívidas.

3. Liste quais gastos podem ser cortados no momento

Depois de listar seus gastos básicos e que não podem ser cortados, é preciso listar aqueles gastos que não são tão urgentes assim. O entendimento do termo “gastos supérfluos” vai variar de acordo com cada pessoa, mas aqui entram gastos que podem ficar para depois, como trocar o celular, comprar uma roupa nova, gastos com serviços de streaming, entre outros que podem ser deixados de lado por alguns meses.

4. Priorize as dívidas mais altas

Pegue novamente em mãos o valor devido e as dívidas que você possui. Nesse momento, quando há mais de uma dívida, é preciso escolher qual você deve pagar primeiro. Assim, é preciso priorizar o pagamento das dívidas mais altas e que possuem mais juros, como o cartão de crédito e cheque especial. Comece pagando essas dívidas.

5. Negocie online

Por fim, negociar online é a melhor opção! Nesse momento, lembre-se que o credor não é seu inimigo e que ele está disposto a oferecer condições especiais de pagamento, como descontos e mais tempo para pagar. Muitos credores contam com parceiros oficiais que fazem a ponte entre você cliente e a empresa credora, tornando o processo ainda mais simples. A BLU365 é uma dessas empresas!

Ao negociar online você conta com total sigilo, além de negociar rapidamente, sem pegar filas e sem precisar sair de casa. Ou seja, você não perde tempo e não gasta com o deslocamento. Tudo é feito no conforto da sua casa e em poucos minutos.

Negocie com até 99% de desconto com a BLU

A BLU oferece até 99% de desconto no pagamento da sua dívida. Somos a parceira oficial de bancos, lojas do varejo e outras empresas como Avon, Natura, Magalu, Banco BMG e muitas outras! Para negociar é muito simples:

  • Acesse o site da BLU e informe seu CPF;
  • Caso você tenha uma dívida com uma de nossas parceiras, os acordos disponíveis para você aparecerão na próxima tela;
  • Em seguida, escolha o melhor acordo e a data para o pagamento;
  • Por fim, basta baixar o boleto e pagar pelo app do seu banco, internet banking, terminais de autoatendimento ou na Lotérica mais próxima.

Leia também parcelamento de dívida: saiba como pode parcelar débitos e continue acompanhando o blog da BLU para deixar sua vida mais azul!