Pular para o conteúdo principal

A Black Friday é mundialmente conhecida pelas suas promoções tentadoras. Mas, afinal, como aproveitar a Black Friday mesmo com o nome sujo?

A data é conhecida por ser um momento ideal para fazer compras, especialmente de itens que você deseja comprar há muito tempo. Porém, muito além de compras, a data é ideal para quitar as suas dívidas e até mesmo para planejar as suas finanças de forma mais assertiva.

Infelizmente, a data também é responsável por criar gatilhos mentais que despertam o desejo de compra que acabam complicando o planejamento financeiro de muitas pessoas. Mas com organização, foco no que realmente é necessário e planejamento, você pode aproveitar a data para economizar e regularizar a sua situação. Quer saber como? Continue com a BLU e se planeje com a gente!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data mundialmente conhecida pelos seus descontos. No Brasil, a data é um pouco recente, mas já bastante popular e boa parte das lojas físicas e online participam dela. A data tem origem nos Estados Unidos e marca um período destinado às compras de fim de ano.

A origem da Black Friday

O termo Black Friday é sinônimo de grandes oportunidades, tanto para os consumidores, como para os vendedores, que observam um grande salto nas suas vendas. Contudo, esse termo que significa Sexta-Feira Negra, tem um significado bastante negativo.

O termo foi criado pela polícia da Filadélfia na década de 60. Originalmente o termo era utilizado para falar sobre os tumultos causados no dia após o Dia de Ação de Graças. Anos depois, a partir da década de 80, o termo passou a ser utilizado ainda para essa data, mas para anunciar ofertas.

O objetivo das propagandas era queimar o estoque remanescente das compras do Dia de Ação de Graças. Afinal, com a grande demanda de produtos, era natural que alguns permanecessem no estoque após o pico de vendas. Portanto, a Black Friday se tornou um período propício para a compra e venda com desconto.

Nos Estados Unidos, o fim de semana da Black Friday também conta com a Cyber Monday “Segunda-Feira Cibernética”, um período no qual as lojas online oferecem uma série de descontos nas compras pela internet.

Outro termo utilizado nos EUA é a Gray Thursday “Quinta-feira Cinza”, que é o próprio Dia de Ação de Graças. Neste dia, as lojas abertas oferecem descontos em diversos produtos.

Por enquanto apenas a Black Friday chegou ao Brasil, já que não celebramos o Dia de Ação de Graças por aqui. Mas quem sabe nos próximos anos a Cyber Monday passe a acontecer em terras brasileiras também!

Quando vai acontecer a Black Friday 2022?

A data da Black Friday sempre é definida de acordo com o Dia de Ação de Graças. Ou seja, ela acontece na  4ª sexta-feira do mês de novembro. Em 2022ela acontece no dia 26 de novembro.

O feriado comum dos Estados Unidos é um momento de reunião entre pessoas queridas e trocas de presentes. Dessa forma, o comércio aproveitou o momento para alavancar as suas vendas em um período no qual não se tinha muito movimento e assim renovar o seu estoque. Nesta data, é comum que aconteçam as maiores promoções do ano, o que leva à superlotação das lojas, além do congestionamento nos sites de vendas online.

Como aproveitar a Black Friday?

Apesar de ser muito esperada pelos brasileiros, por aqui, a Black Friday tem até uma má fama. Todos os anos vemos alertas sobre a “Black Fraude”, já que muitos comerciantes oferecem descontos inexistentes. Em outras palavras, é preciso tomar cuidado para não cair em propagandas enganosas neste período.

Mesmo com a má fama, ainda sim é possível conseguir bons descontos e aproveitar para comprar aqueles itens que já desejava há tempos. Para isso, se atente nas seguintes dicas:

Compare os preços antes

A melhor forma de garantir que realmente está comprando com desconto é acompanhar os preços antes da Black Friday. Dessa forma, semanas antes da data comece a comparar os valores e observe se a loja realmente está oferecendo os descontos que divulga.

Além disso, vale comparar os preços praticados por diferentes lojas. Para isso, há plataformas que te ajudam a comparar sem perder tempo como o Buscapé, Zoom e Submarino.

Se planeje antes de comprar

Se planejar é a chave para ter mais saúde financeira. É claro que ninguém planeja se endividar, mas muitas vezes, as dívidas surgem exatamente porque não houve planejamento antes de se comprometer com alguns gastos. É por isso que é interessante incluir os seguintes detalhes no seu planejamento antes de sair para as compras:

  • Defina um limite de gastos;
  • Liste o que deseja comprar por ordem de prioridade;
  • Informe se pretender pagar à vista ou parcelado e um valor máximo para as parcelas, que não comprometa seu orçamento mensal.

Tenha foco e autocontrole

Períodos de promoções são conhecidos por gerar uma série de gatilhos mentais. Afinal, a lógica da promoção trabalhar a partir de promessas de economia incríveis, escassez e urgência. É por isso que neste período é comum que você seja atingido por promoções que parecem ser oportunidades muito vantajosas e únicas.

Portanto, antes de comprar algo, busque analisar por alguns momentos se aquela promoção é realmente vantajosa, se essa é realmente a única oportunidade para comprar determinado item e se o produto vai realmente se esgotar se você não comprá-lo agora. Na maioria dos casos, é completamente possível comprar o produto em outro momento. Talvez não com o mesmo desconto, mas em um momento mais vantajoso para a sua saúde financeira.

Se há um ou mais produtos que você deseja priorizar, é preciso manter essa prioridade em mente. Por isso, evite olhar outros produtos na loja ou passear pelo site. Vá direto ao seu objetivo e evite as distrações ao máximo.

Avalie se é mais vantajoso comprar à vista ou parcelado

Comprar à vista costuma oferecer mais descontos, porém, não é a melhor opção para todas as pessoas. Isso porque, muitas pessoas podem comprometer seu orçamento mensal em uma compra à vista e acabar se endividando. Por outro lado, as compras parceladas podem ser mais acessíveis, já que dividem o valor total da compra.

Mas atenção: o cartão de crédito jamais deve ser utilizado como extensão da renda mensal. Novamente, o planejamento é importante para definir um gasto máximo. Para isso, considere qual valor das parcelas não irá comprometer o seu orçamento. Ou seja, é preciso ter certeza que conseguirá quitar as parcelas todos os meses sem complicar o bolso.

Como aproveitar a Black Friday com o nome sujo?

A Black Friday é conhecida por ser uma data propícia para compras. Mas muito além de comprar, é possível aproveitar a data para quitar suas dívidas com desconto. Assim, você fica livre para poder voltar a comprar no crédito, pois retira as restrições do seu nome.

Outra dica é evitar comprar por impulso, já que as dívidas devem ser a sua prioridade neste momento. A boa notícia é que Black Friday é a oportunidade ideal para quem deseja retomar a sua saúde financeira e voltar a ter crédito no mercado.

Quer saber como aproveitar a Black Friday e quitar as suas dívidas? Veja como:

  1. Acesse o site da BLU365;
  2. Informe seus dados;
  3. Caso você tenha dívida com alguma de nossas parceiras oficiais, os acordos disponíveis para você aparecerão na próxima página;
  4. Então, selecione o acordo que cabe no seu bolso. Você pode quitar sua dívida à vista ou parcelar;
  5. Escolha a data de vencimento do boleto;
  6. E, por fim, basta pagar o boleto até a data de vencimento. O pagamento pode ser realizado pelo internet banking, app do seu banco, carteira digital ou nas lotéricas.

A negociação com a BLU é 100% digital, sem sair de casa, sem gastar com deslocamento e sem pegar filas. É mais praticidade para sair do vermelho e voltar a ter poder de compra.

Tem alguma dúvida sobre como funciona o processo de negociação de dívida? Deixe nos comentários e nossa equipe entrará em contato com você!