Pular para o conteúdo principal

São muitos os termos com os quais nos deparamos quando lemos algo sobre finanças. O termo adimplência, por exemplo, é utilizado para definir a situação na qual a pessoa se encontra em dia com suas contas. Há alguns casos nos quais a declaração de adimplência é necessária, como por exemplo, para um financiamento ou empréstimo.

Nesse artigo, vamos falar o que é e como funciona a adimplência. Além disso, vamos explicar a diferença com o termo oposto “inadimplência” e trazer mais detalhes sobre a declaração de adimplência. Boa leitura!

O que é e como funciona a adimplência?

Adimplência nada mais é do que um termo usado para definir a situação de alguém que se encontra em dia com as obrigações financeiras assumidas. Dessa forma, por mais que essa pessoa tenha contas em aberto em seu nome, se elas não estão vencidas, se trata de uma pessoa em situação de adimplência.

Ex: vamos supor que você possui uma série de contas no cartão de crédito e crediários em lojas do varejo. Comumente, dizemos que temos “dívidas”, quando na verdade o que temos são contas a pagar. Se você honra mensalmente o pagamento das parcelas dos cartões e dos carnês, você é uma pessoa em situação de adimplência.

Dessa forma, chamamos de adimplente o cidadão que possui o “nome limpo”, pois honra todas as suas contas, realizando o pagamento dentro do prazo determinado pelas instituições financeiras.

Adimplência x inadimplência

Para compreendermos melhor o que é adimplência, podemos entender mais sobre o seu oposto: a inadimplência. Enquanto adimplente é o cidadão, que mesmo com contas a pagar em parcelas, honra cada uma de suas despesas, sem estar com nenhuma delas atrasadas. Essa pessoa não possui chances de ter seu nome nas agências de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Por outro lado, a pessoa em situação de inadimplência é aquela que apresenta dívidas. Um exemplo é quando alguém compra algo de forma parcelada e deixa de honrar o pagamento na data combinada.

No dia seguinte ao vencimento da conta, quando não é constatado o pagamento, a empresa credora já tem o direito de incluir o nome do cliente nas agências de proteção ao crédito. Contudo, a maior parte das empresas só faz isso após 30 ou 60 dias sem receber o pagamento.

Declaração de adimplência

Há diversas situações nas quais é preciso apresentar uma declaração de adimplência, seja para a contratação de crédito, para averiguação do histórico ou para que empresas possam comprovar que estão em dias para participar de certos programas do governo.

É um documento no qual a empresa ou órgão governamental atesta, por escrito e mediante assinatura, que a pessoa física ou jurídica não possui dívidas assim. Dessa forma, se beneficiando de programas, para conseguir crédito e outras situações nas quais a declaração é exigida.

Como me tornar adimplente?

Estar em situação de adimplência significa não ter dívidas. Para isso, é preciso que a pessoa organize seus débitos e tenha um planejamento financeiro para quitar e regularizar a sua situação. Veja algumas dicas:

  • Organize seu orçamento e defina quanto pode gastar por mês.
  • Negocie suas dívidas: as empresas costumam oferecer descontos e diversas condições facilitadas para o pagamento.
  • Corte gastos supérfluos: tendo as dívidas como prioridade, é preciso cortar aquilo que não é tão necessário no momento e pode ficar para depois.
  • Procure fontes de renda extra.
  • Priorize o pagamento das dívidas mais caras e com mais juros.
  • Se precisar, troque dívidas mais caras por dívidas mais acessíveis.

Ser adimplente significa ter mais tranquilidade para planejar a sua vida. Assim, você passa a ter mais ofertas de crédito e pode viver em tranquilidade, planejando o seu futuro.

Com a BLU365 você pode quitar as suas dívidas com até 99% de desconto, além de poder parcelar e escolher a data de vencimento. Conte sempre com a gente para cuidar da sua saúde financeira!