Com o avanço das IAs, o Pix com inteligência artificial já é uma realidade em alguns bancos, como Nubank e Itaú.
Desde o surgimento deste método de pagamento em 2020, ele ganhou popularidade entre os brasileiros e também inovações constantes por parte das instituições financeiras. Hoje, já é possível contar com o Pix com inteligência artificial para automatizar transferências entre valores, além de conferir mais segurança às transações.
Continue a leitura e saiba mais!
Índice:
Qual o papel da IA no mercado financeiro?
A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico no mercado financeiro ao automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e tomar decisões com base em padrões complexos. Ela está revolucionando desde o mercado de investimentos até a gestão de riscos e personalização de serviços.
Mesmo sem perceber, os consumidores já contam com o auxílio da inteligência artificial em uma série de processos que envolvem as finanças pessoais, como a personalização de serviços e recursos de segurança. Confira alguns exemplos:
- A IA analisa os hábitos de consumo e o comportamento financeiro para oferecer produtos personalizados, como linhas de crédito e investimentos;
- Bancos usam IA para ajustar taxas de juros e limites de crédito com base no comportamento do cliente;
- A IA monitora transações em tempo real para detectar comportamentos atípicos e atividades suspeitas;
- A tecnologia é capaz de identificar padrões usados em ataques cibernéticos para prevenir vazamentos de dados e roubos financeiros;
- Sistemas de autenticação baseados em IA (como reconhecimento facial e biometria) reforçam a segurança das plataformas.
Assim, se uma conta bancária for acessada de um país diferente, a IA pode pedir uma confirmação extra ou bloquear temporariamente o acesso. Outro bom exemplo é se o cliente viaja com frequência, o banco pode oferecer um cartão de crédito internacional com benefícios específicos para viagens.
Como funciona o Pix com inteligência artificial?
O Pix já é amplamente utilizado ao menos uma vez por mês por 63% da população brasileira. O pagamento instantâneo é efetuado a partir da “chave Pix”, que é o meio utilizado para identificar quem receberá o pagamento.
Com a IA, o Pix continua funcionando da mesma maneira, mas a tecnologia auxilia a identificar e completar as informações do recebedor. Normalmente, quem paga precisa informar a chave pix, o valor e o momento em que o pagamento poderá ser efetuado, já que ele pode ser imediato ou agendado. Tudo isso manualmente.
Já o Pix com inteligência artificial permite que o usuário tenha mais facilidade e automatize alguns processos. Não é preciso entrar no app do banco e digitar manualmente os dados citados e o usuário já pode contar com as seguintes comodidades:
- Enviar uma imagem com os dados, como um print de uma conversa;
- Usar o WhatsApp da instituição financeira para fazer o Pix, sem abrir o app do banco;
- Compartilhar as informações por áudio no app;
- Informar os dados por texto, em uma mensagem única, trazendo mais fluidez e rapidez ao processo.
O Pix com inteligência artificial já está disponível nos bancos Itaú e Nubank e a novidade está no ar desde novembro (Itaú) e dezembro (Nubank) de 2024.
Vale lembrar que apesar da praticidade do Pix com inteligência artificial, o usuário ainda precisa confirmar manualmente os dados do destinatário e o valor, o que confere uma camada de segurança e evita erros na transação.
Como fazer Pix com inteligência artificial
O Pix com inteligência artificial está disponível para os clientes Itaú e Nubank até o momento. Portanto, é preciso ser cliente de um dos bancos para fazer. Se você tem conta em uma dessas instituições, confira o passo a passo a seguir.
Como fazer Pix por texto com IA
- Acesse o app do banco;
- Entre na área Pix e escreva as informações para a realização do Pix. Por exemplo: “envie 50 reais para João da Silva”;
- Em seguida, a IA irá buscar entre as chaves Pix cadastradas com o nome João da Silva e apresentar os dados na próxima tela;
- Na sequência, o cliente deverá confirmar se os dados estão corretos. Manualmente, o cliente deve observar nome, chave e valor a ser enviado;
- Depois, basta confirmar caso estiver correto;
- Também é preciso informar a senha cadastrada para confirmar o envio do valor.
Como fazer Pix por áudio com IA
- Acesse o app do banco;
- Acesse a área Pix, clique no ícone de microfone e permita o uso do áudio durante o uso do app;
- Depois, grave um áudio com as informações para a transferência. É preciso informar a chave Pix do recebedor e o valor;
- Caso o contato já esteja salvo, é possível usar o nome da pessoa para que a IA busque as informações;
- Depois, basta confirmar e colocar a senha se solicitada.
Como fazer Pix por WhatsApp com IA
Para os clientes do Itaú, já é possível utilizar a IA generativa para realizar transferências de baixos valores. Vale lembrar que a tecnologia ainda está em fase de testes e disponível apenas para alguns clientes, mas já é possível testar e realizar transações automáticas e instantâneas.
Confira o passo a passo para fazer Pix com inteligiência artificial pelo WhatsApp no Itaú:
- Envie uma mensagem para o número oficial do banco;
- Envie mensagens de texto e áudio;
- Faça sua transação de até R$200 por dia via Pix;
- Em breve também será possível enviar imagens, de acordo com anúncio do banco.
Já para os clientes do Nubank, o Pix com inteligência artificial pelo WhatsApp ainda está em testes. De acordo com o banco, será possível realizar transações por mensagens de texto, áudio e também por imagens. Contudo, é preciso ter salva a chave Pix do contato em questão para fazer Pix dessa forma.
Para os clientes que foram selecionados para a etapa de testes, o passo a passo é o seguinte:
- Clique em “Área Pix” no app do Nubank e, em seguida, em “Pix no WhatsApp”;
- Então, o usuário será direcionado ao WhatsApp do banco. Observe, pois no perfil deverá constar o selo de verificação do WhatsApp;
- Nessa primeira conversa, a IA do Nubank irá solicitar o seu CPF e você deverá aceitar o contato pelo WhatsApp;
- O Pix pode ser feito por texto, informando o nome do contato ou a chave Pix dele, além do valor que quer transferir. Também é possível enviar um áudio com as mesmas informações ou ainda, uma imagem com esses mesmos dados;
- Clique em “Confirmar” após conferir se os dados estão corretos;
- Então, digite sua senha de 4 dígitos para confirmar o Pix;
- Por fim, o cliente receberá o comprovante da transação na própria conversa no WhatsApp.
O Pix com inteligência artificial já é uma realidade, mas deve ser utilizado com segurança. Ainda que facilite o dia a dia, o cliente deve sempre confirmar os dados e o valor da transação. Além disso, no caso do Pix por WhatsApp, confira sempre o selo de autenticação do WhatsApp para ter certeza que é o número correto.