Pular para o conteúdo principal

Em tempos de pagamentos online e o uso massivo de cartões, muitas pessoas nunca preencheram um cheque. Porém, esse método de pagamento ainda é muito utilizado e pode ser necessário em algum momento. Por isso, continue a leitura e saiba como preencher um cheque passo a passo.

Como preencher um cheque passo a passo

  1. Comece preenchendo o valor do cheque no canto superior direito, de forma legível (em números);
  2. Então, informe na primeira linha o valor do cheque por extenso. Sempre de forma legível e sem rasuras para o documento não voltar;
  3. Você pode informar o nome de quem irá receber o cheque. Para isso, adicione o nome da pessoa por extenso na linha começada com “A”;
  4. No canto inferior, na linha menor, informe a cidade em que a transação está sendo realizada e a data;
  5. Por fim, assine a ultima linha do canto inferior direito. A assinatura deve ser feita com cuidado e deve ser a mesma cadastrada no banco para evitar o retorno.

Como preencher um cheque: recomendações gerais

Preencher um cheque é mais simples do que parece. Entretanto, há algumas dicas que podemos seguir para tornar esse documento financeiro mais seguro. Ou seja, boas práticas que são recomendadas para evitar fraudes como a alteração do valor. E também para trazer mais organização e te ajudar com a sua saúde financeira. Veja nossas recomendações:

  • Finalize o preenchimento do valor com o símbolo “#”, tanto antes como depois dos números. Essa recomendação serve para que o valor não seja modificado por terceiros;
  • Sempre anote as informações de valor, data e para quem ou qual a finalidade do cheque no canhoto. Dessa forma, você tem um controle maior sobre esse documento e não se esquece a finalidade do pagamento;
  • Quando terminar o preenchimento do valor por extenso, risque até o fim da linha. Assim, você garante que não haverá alterações.

3 dúvidas frequentes sobre preenchimento de cheques

Ainda tem dúvidas sobre como preencher um cheque corretamente? Solucionamos as principais delas a seguir.

1. Como nomear um cheque?

Uma das recomendações de segurança é tornar o cheque nominal, ou seja, informar quem deve receber o documento. Para isso, informe o nome da pessoa na linha inferior, que começa com “A”.

Dessa forma, apenas a pessoa nomeada poderá ter acesso ao cheque. Apenas ela poderá sacar ou depositar esse cheque, trazendo a certeza de que será uma transação 100% segura.

2. O que é cruzar o cheque e por que é recomendado?

Assim como nomear o cheque, a prática de cruzar o cheque serve para deixar a operação mais segura. Dessa forma, são adicionadas duas linhas verticais no documento, que indicam que ele não poderá ser descontado no caixa. Ou seja, deverá ser depositado em conta, o que gera um registro da operação e torna o processo mais seguro.

3. Apenas o titular da conta pode preencher o cheque?

Assim como outros serviços financeiros, o cheque é um documento de uso intransferível. Ou seja, somente o titular tem autorização para realizar transações com ele. Contudo, principalmente em empresas, o banco libera para que o titular apenas assine o documento. Ou seja, qualquer outra pessoa pode preencher, mas o titular deve obrigatoriamente conferir e assina o documento.

A assinatura, inclusive, é extremamente importante para a autenticidade do cheque. Por isso, quando ela não é compatível com a que está registrada no banco, o cheque pode voltar.

Importância de preencher cheques corretamente

O cheque é um documento financeiro que deve ser preenchido de acordo com posições corretas, sem rasuras e com a assinatura cadastrada no banco. Dessa forma, o não cumprimento dessas recomendações pode fazer o mesmo retornar, gerando atrasos em pagamentos ou até mesmo, falta de segurança na operação.

Por isso, para que a operação seja ágil e segura, é fundamental seguir as recomendações. Além disso, anotar a data e finalidade do cheque no canhoto te ajuda a ter mais organização e planejamento financeiro.

Conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira!