Pular para o conteúdo principal

O Mercado Livre é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, sendo que o site concentra 44 milhões de compradores e vende mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia. Com esses números é possível imaginar que a plataforma é ideal para quem deseja vender. Mas você sabe como vencer no Mercado Livre para lucrar mais?

Apesar de boas oportunidades, algumas dicas podem te ajudar a aumentar ainda mais os seus lucros na plataforma. É por isso que a BLU365 selecionou 7 dicas para você vender e lucrar no Mercado Livre. Confira.

Como vender no Mercado Livre passo a passo

Antes de saber as dicas, aprenda como criar a sua conta e começar a vender no Mercado Livre. Siga o passo a passo.

  1. Acesse o site do Mercado Livre, informe seus dados e crie a sua conta;
  2. Depois, insira seus dados de pessoa física ou pessoa jurídica;
  3. Com a conta pronta, clique em vender;
  4. Na sequência, selecione o que você quer vender;
  5. Informe os dados: título, categoria, inclua fotos do seu produto, estoque, entre outos dados solicitados;
  6. Depois, é só vender e enviar os produtos.

7 dicas de como vender e lucrar mais no Mercado Livre

Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre, chegou a hora de saber como aumentar as suas vendas. Para isso, detalhes como um título chamativo, uma descrição bem detalhada e o bom preenchimento da ficha técnica podem bombar os seus resultados. São dicas avançadas, para vendedores que desejam potencializar suas vendas. Confira.

1. Elabore um bom título para seu produto

Quando um cliente em potencial pesquisa por um produto, o título é uma das primeiras impressões. Seu título precisa ser curto, informativo e chamar a atenção. A estrutura de um bom título é a seguinte: produto + marca + modelo + algumas informações que ajudam a identificar melhor o produto.

Exemplos de títulos:

  • Camisa polo de manga curta Lacoste listrada azul e branco Slim fit
  • Microondas Grill BGH Quick Chef B223D prata 23L 220V

Lembre-se, o título é o primeiro contato do cliente com o seu produto. É pelo título que ele vai decidir clicar no seu anúncio ou não.

2. Escreva uma descrição detalhada

Depois do título, a leitura é mais detalhada, seu cliente em potencial irá ler a descrição para saber se aquele é o produto que deseja. Vai desejar saber mais informações sobre cores, tamanhos, material e outras especificações do produto.

3. Use palavras-chave

Ferramentas como o Google Trends e Ubersuggest te ajudam a saber sobre as tendências de busca do momento. Assim, é possível receber orientação para escrever um bom título, boas descrições e até mesmo investir em novos produtos para além dos que você já oferece. Basta inserir uma palavra-chave em um dos sites citados e conferir sugestões de tendências e o volume de buscas.

consulta de cpf

4. Atenção ao preenchimento da ficha técnica

O bom preenchimento das fichas técnicas é essencial para aparecer nos primeiros resultados de busca. Quando sua ficha é preenchida detalhadamente, com informações corretas e reais, o seu produto aparece de acordo com os filtros que o cliente insere em sua busca. Quanto antes seu produto aparecer, maiores são as suas chances de venda. Por isso é tão importante procurar estar no topo dos resultados para as buscas.

5. Preencha as categorias com atenção

A plataforma do Mercado Livre oferece mais de 2800 categorias e subcategorias de produtos! Portanto, é preciso preencher com muita atenção. Se você preenche corretamente as categorias, há muito mais chances do seu produto aparecer para o clientes e você finalizar a sua venda. Os clientes costumam usar muitos filtros ao fazer buscas, certifique-se de que o seu produto aparecerá na categoria correta.

6. Produza boas fotos

Não é novidade para ninguém o quanto boas fotos fazem toda a diferença. Entre uma foto escura, nada nítida e que mal dá para ver os detalhes do produto e uma bem produzida, qual produto você compraria? Você compraria uma roupa que aparece amassada em uma foto? É bem melhor alinhar a peça e investir em um cenário agradável para proporcionar uma experiência harmônica ao cliente.

Não precisa ser nada muito produzido, pois a câmera do celular dá conta. Mas é preciso ter fotos dos detalhes, com boa iluminação e se possível, um cenário organizado para aumentar suas chances de venda.

7. Mostre seus diferenciais

Feito tudo isso, seu cliente pode estar em dúvida se compra com você ou com o concorrente. O preço é o mesmo, a qualidade do produto também, então, que tal aumentar as possibilidades do seu cliente finalizar a compra com você? Ofereça embalagem de presente gratuita, pequenos brindes e melhore a experiência de compra. Aromatize o produto, invista em uma embalagem caprichada e mostre que se importa com seu cliente. Assim, além da escolha ser você, há grandes chances do seu cliente voltar e comprar novamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre como vender no Mercado Livre? Deixe nos comentário, a equipe BLU365 ficará feliz em te ajudar.

+ Saiba como ganhar dinheiro vendendo na Shopee