Pular para o conteúdo principal

Muito se fala sobre os juros e o cuidado que se deve tomar especialmente com algumas dívidas, pois acumulam juros. Isso acontece porque no Brasil existem diversas taxas, sendo que as empresas credoras podem variar a taxa utilizada. Por isso, é recomendável procurar por opções com juros menores. Mas você sabe o que é, de fato, o juro? Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

O que é a taxa de juros e para que serve?

Os juros nada mais são do que uma remuneração paga pelo capital que foi emprestado. Já a taxa de juros é o índice pelo qual o valor dos juros será calculado. As taxas geralmente são calculadas por um valor percentual, em cima do valor disponibilizado.

As taxas de juros brasileiras podem variar bastante, já que as empresas podem decidir livremente quanto cobrar. Entre os critérios utilizados para a decisão estão o histórico do cliente e a capacidade de pagamento. Quem possui um bom histórico de pagamento, geralmente, consegue um empréstimo mais barato, ou seja, com menores taxas de juros.

Juros na prática

Quando alguém atrasa o pagamento de uma fatura de cartão de crédito, por exemplo, são cobrados juros referentes ao atraso. O mesmo vale para empréstimos, cheque especial, entre outros. Os juros determinam o valor que você vai pagar a mais. Por outro lado, para os investidores, os juros indicam o valor que vai ser recebido.

Ou seja, toda operação financeira que envolva crédito irá envolver também os juros. Seja para pagar ou receber, o valor dos juros estará presente.

E qual a taxa básica de juros?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil. A partir dela é possível manter a economia do país mais estável. É a partir dela que algumas instituições tabelam seus juros, além de ser muito interessante para os investidores. De forma geral, a Taxa Selic afeta a vida te todos os brasileiros, já que os itens mais básicos podem aumentar ou diminuir o preço de acordo com a Taxa Selic.

Juros simples e composto: qual a diferença?

De forma geral, existem dois tipos de juros: o simples e o composto. A diferença entre os dois tipos está na forma em que são calculados. Enquanto o simples é calculado a partir do valor + a taxa, com o composto é um pouco mais complicado. Entenda melhor.

consulta de cpf

Juros simples

Os simples pagos ou recebidos são uma porcentagem sobre o valor que foi emprestado ou investido. Geralmente, alguns empréstimos e a maioria dos cartões de crédito utilizam os simples.

Juros compostos

Com os compostos é um pouco mais complexo, mas é possível afirmar que eles são juros sobre juros. Na prática, isso significa que o valor principal emprestado ou investido aumentará a cada período. O valor é calculado a partir da quantidade + juros, no mês seguinte o valor é contado como parte da quantidade principal. Por isso, o tempo é muito importante quando falamos nos compostos.

Para quem investe, ele é muito vantajoso, já que quanto mais o tempo passa, maior será o retorno. Já em casos de empréstimos e linhas de crédito, é importante não esperar tanto tempo para não se endividar.

Exemplos

Para ficar mais fácil de entender, separamos esta tabela para ilustrar como funcionam os simples e os compostos na prática. Confira e entenda melhor.

juros 1
Imagem: reprodução

Os juros estão amplamente presentes em nossos cotidianos, portanto, é muito interessante aprender mais sobre eles. Tem alguma dúvida sobre como eles funcionam? Deixe nos comentários, a equipe BLU365 pode te ajudar! (;

Deixe uma Resposta