Pular para o conteúdo principal

Você sabia que quando uma empresa tem valores a receber de devedores, ela pode contar com a ajuda de uma securitizadora? Uma empresa securitizadora é aquela que compra as dívidas de um outro negócio. Assim, a companhia que vende os débitos recebe um valor antecipadamente e reduz o risco de prejuízo. Continue lendo e entenda melhor o que é uma securitizadora e como ela funciona.

O que é uma securitizadora?

Na prática, o processo funciona assim:

-A cliente Maria fez um empréstimo em uma empresa, mas ainda não conseguiu quitar.

-Como a empresa não sabe muito bem como fazer a cobrança da cliente Maria, ela vende esse débito para uma securitizadora. Assim a empresa repassa esse possível prejuízo, pois não tem certeza quando irá receber esse valor da cliente Maria, e usa o dinheiro da venda da dívida para pagar suas contas, como aluguel e salários dos funcionários.

-Agora, a securitizadora que comprou essa dívida se torna a responsável por ela. Ou seja, se a cliente Maria tiver alguma dúvida sobre seu débito e quiser negociá-lo, ela precisa falar direto com a securitizadora.

-Como nova responsável pela dívida, a securitizadora faz parcerias com assessorias de cobrança e plataformas digitais, para ajudar na recuperação desse crédito. Assim a cliente Maria pode negociar sua pendência online e com novas condições, que não estavam disponíveis antes.

Como funciona a securitização?

Primeiramente, precisamos entender que o processo ocorre com três partes envolvidas: a empresa, a securitizadora e os investidores. A empresa é a cliente da securitizadora, que irá vender a dívida. Depois a securitizadora transforma essas dívidas em ações (títulos mobiliários). Já os investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, são os responsáveis por possibilitar que a securitizadora pague a empresa da qual comprou a dívida.

Quais dívidas podem ser compradas por uma securitizadora?

Basicamente qualquer dívida de qualquer empresa (grandes bancos, varejistas, farmácias, etc) pode ser adquirida por uma securitizadora. Entram duplicatas, financiamentos, empréstimos, aluguéis, parcelamentos, entre outros.

É vantajoso para uma empresa vender seus débitos?

Empresas que possuem clientes devedores podem encontrar uma forma de dar continuidade ao seu negócio quando negociam com a securitizadora. Isso porque, esse dinheiro que seria recebido apenas futuramente estará disponível imediatamente. Ao receber o pagamento da securitizadora, a empresa pode pagar as contas para manter o seu funcionamento, como aluguel e salários de funcionários, ou até mesmo investir em novos materiais, máquinas e contratações.

Conheça a Liftcred: a mais nova securitizadora do mercado

A Liftcred é uma nova securitizadora no mercado, que chegou para revolucionar esse processo no Brasil. Ao comprar débitos de outras empresas, a Lift busca dar uma segunda chance aos devedores, através de novas ofertas e condições de pagamento exclusivas, e sempre com muita transparência a facilidade para o cliente. Quer conferir se algum débito seu foi transferido para a Liftcred? É só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre este assunto? Deixe nos comentários que a BLU365 responde para você!

Deixe uma Resposta