Pular para o conteúdo principal

A comemoração do Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do calendário, assim como o Dia das Mães. Podemos até dizer que Agosto é o mês dos pais, já que o dia é comemorado no segundo domingo de Agosto.

Mas você já parou pra pensar, como surgiu a comemoração do Dia dos pais?

Para descobrir, basta continuar a leitura.

Origem Dia dos Pais

O dia dos pais começou a ser repercussão a partir do início do século XX, quando a data foi oficializada nos Estados Unidos. O EUA comemorou pela primeira vez no dia 19 de junho de 1910, essa data foi escolhida pela Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, Willian Jackson Smart.

Seu pai, Willian, era veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar seus filhos sozinho. A homenagem da filha Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, em Washington. O dia escolhido para comemoração, 19 de junho, era a data do aniversário de seu pai. O gesto de Sonora, mobilizou muitas pessoas de sua cidade, que optaram por fazer a mesma homenagem.

Mas em 1966, aconteceu a alteração da data por conta de outros fatores, do dia 19 de junho, a comemoração passou para terceiro domingo de junho, onde em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceirou domingo de junho como dia oficial da comemoração do dia dos pais, essa data foi adotada por diversos países ocidentais.


consulta de cpf

Origem do Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto, ela não foi planejada como uma homenagem, como ocorreu nos EUA, a escolha veio do publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

A escolha da data foi tanto social quanto comercial, já que inicialmente a tentativa foi de associar ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica. Nos anos seguintes, a data também foi alterada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto e assim permanece até hoje.

Por isso, o recado que a BLU365 gostaria de deixar para você é: não se preocupe apenas em comprar presentes para o seu pai, mas sim, em enche-lo de abraços, beijos, carinho e demonstrar o quão importante e especial ela é para você! Afinal, Sonora Louis Dodd, deu inicio a celebração para nos lembrar justamente isso.

A BLU365 deseja a todas as famílias um feliz dia dos pais!

Leia também: Dia das Mães: você sabe como surgiu a comemoração?

Deixe uma Resposta