Pular para o conteúdo principal

Um dos benefícios mais esperados do ano está muito próximo! Se você ainda não se decidiu como usar o décimo terceiro, esse texto é para você, com dicas de como usar o dinheiro extra de forma inteligente, planejada e otimizada.

Para que dê certo, é necessário controle próprio e disciplina. Afinal, o dinheiro extra pode animar e gerar compras impulsivas e desnecessárias, mas vale muito a pena planejar como utilizar o dinheiro da melhor forma possível.

Confira as nossas dicas continuando a leitura!

Quite sua pendência com o 13º salário e aproveite os descontos!

Negocie com o 13°

Adapte a técnica do 70-20-10

A técnica 70-20-10 é muito utilizada por quem procura realizar um planejamento financeiro pessoal, e pode ser usada por quem procura como usar o décimo terceiro. Ele define que todas as nossas rendas, independentemente da fonte delas, devem ser gastas seguindo essa lógica:

  • 70% para gastos essenciais
  • 20% devem ser guardados
  • 10% para uso livre

O bom dessa estratégia é que ela abre espaço para aqueles gastos que não são essenciais, porém, geram prazer e expectativa. É uma forma de evitar deslizes e compras desnecessárias, planejando exatamente o quanto será gasto com prazeres.

Normalmente, os gastos essenciais já serão pagos com o salário comum. Por isso, vale a pena pensar em outras coisas essenciais que precisa, como compras de móveis, pagamento de dívidas, entre outros.

Aproveite a Black Friday e Natal

Seja para comprar algo que precise muito ou apenas para o lazer, aproveite que o décimo terceiro cai perto da Black Friday, realizada na última sexta de novembro, e do Natal e usufrua das grandes promoções da época.

Para garantir o melhor aproveitamento, desde já defina o que será comprado e salve alguns links de lojas confiáveis e que conheça. É recomendado, também, conferir em comparadores de preços o histórico do valor do que deseja comprar, para evitar cair em pegadinhas de “pague a metade do dobro”.

Faça compras à vista

Na hora de fazer as compras da época, dê sempre preferência a pagar à vista. Dessa forma, você não cria pendências para outros meses. Por mais que o baque possa ser maior, as chances de contrair dívidas usando essa estratégia são bem menores.

Se seu cartão de crédito permite adiantamento de parcelas, como acontece com a Nubank, e o parcelamento é sem juros, vale a pena comprar parcelado. Posteriormente, você pode adiantar todas as parcelas e garantir um desconto – não é tão grande, mas todo valor faz a diferença, não é mesmo?

Poupe uma parte

É muito importante pegar uma parcela do que irá ganhar e guardar para um futuro. Seja para uma reserva de emergência, para aliviar em urgências que podem te pegar de surpresa, ou para a aquisição de algo grande, como casa ou automóvel, não deixe de passar a oportunidade.

A dica é escolher algum fundo de investimento que permita o depósito e retirada quanto possível. Mesmo com as taxas baixas da SELIC, poupar dessa maneira ainda é uma das melhores pedidas.

Renegocie as suas dívidas

Está com pendências no seu nome? Essa é a hora perfeita para se livrar, ou ao menos aliviar, o peso das dívidas. Para isso, sempre vale a pena procurar pela renegociação, chegando em um acordo com a empresa que seja vantajoso para ambas as partes.

Essa tarefa se torna muito mais fácil com a BLU365. A plataforma possui parceria com diversas empresas e já ajudou mais de um milhão de famílias a limpar o nome de forma efetiva, fácil e que fique bom para todos os envolvidos.

Se interessou? Clique aqui e conheça!]

Quite sua pendência com o 13º salário e aproveite os descontos!

Negocie com o 13