Pular para o conteúdo principal

Autor: Conrado Navarro, sócio e especialista em finanças pessoais da Grão.

Para muitos brasileiros, poupar dinheiro parece muito mais uma arte do que qualquer outra coisa. A boa notícia é que todos podem economizar e guardar, mas para isso é preciso compromisso e uma boa dose de atitude.

É importante reconhecer que a realidade financeira da grande maioria dos brasileiros é desafiadora, mas acreditamos que o hábito de economizar para poupar dinheiro não deve ser exclusivo de quem ganha mais ou tem um perfil de renda diferenciado. Pouco ou muito, é um hábito que precisa ser desenvolvido.

Como na mudança de qualquer hábito que queremos deixar para trás, o mais importante é começar. Poupar dinheiro funciona do mesmo jeito, não importando se hoje você pode juntar 5, 10, 50 ou 100 reais para começar sua reserva de emergência.

Por que poupar dinheiro para começar a reserva de emergência?

O dinheiro que você consegue poupar pode ter objetivos diferentes, mas o primeiro sempre precisa ser a reserva de emergência. O papel dela é simples: permitir tranquilidade quando a renda cair, para assim atravessar momentos turbulentos com mais paz.

Na prática, quando você guarda dinheiro todo mês para construir sua reserva, você está se comprometendo com seu amanhã (que logo será o dia de hoje). O principal papel da reserva é manter suas emoções sob controle, sem picos de ansiedade e frustração – momentos em que gastamos ainda mais e tomamos péssimas decisões de consumo.

8 Dicas para poupar dinheiro e construir sua reserva de emergências

Agora que você entendeu melhor porque a reserva de emergência é tão importante, pense em como seria interessante se você tivesse guardado o equivalente a três (ou mais) meses de salário. As coisas não estariam melhores e mais sossegadas? Então vamos colocar em prática!

1: Comece seu controle financeiro

Como anda a sua relação com o dinheiro? O mês parece ter muito mais dias do que deveria e você não consegue lidar com as contas e consumo de forma apropriada? Quanto você ganha? Como você gasta?

Todas estas perguntas são relevantes, mas devem ser respondidas com um mínimo de informações sobre sua vida financeira. Antes de criar um objetivo para poupar dinheiro, você precisa encarar seu bolso com responsabilidade e valorizar sua relação com ele.

 2: Anote tudo que você ganha e gasta

O papel do controle financeiro é mostrar como você está lindando com as suas finanças. Assim, é crucial que você anote tudo que ganha e gasta, com o máximo de detalhes possíveis e com frequência.

No começo, registre tudo. Mesmo. A compra de R$ 1,99, as parcelas em andamento, as contas do dia a dia, o que caiu a mais, o que você pagou do crediário,  é muito importante que você consiga enxergar no controle financeiro quem é você e quais têm sido as suas prioridades.

 3: Elimine gastos desnecessários

Quando você começar o seu controle financeiro, criado com a dica anterior, você vai identificar os tipos de gastos e as categorias que estão “levando embora” a maior parte do seu dinheiro.

Assim que você cortar esses gastos desnecessários, poderá usar esse dinheiro para colocar na sua reserva de emergência.

4: Acabe com uma despesa fixa

Uma despesa fixa é aquela que não depende de seus hábitos de consumo, e vem todo mês na sua fatura com o mesmo valor. Porém, muitas vezes ela não é necessária e acaba prejudicando o seu orçamento.

O perigo de ter muitas despesas fixas é justamente não conseguir mudá-las a partir de uma transformação no comportamento, por isso é tão importante reavaliar o que você paga e se realmente deve continuar mantendo certas contas no orçamento.

Internet banda larga, TV a Cabo e um plano de celular podem fazer sentido em uma realidade financeira mais cômoda, mas um destes serviços pode ser eliminado. A assinatura de algum aplicativo também.

 5: Elimine pelo menos duas despesas variáveis

Despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com seus hábitos. Seu padrão de consumo muda a conta no final do mês, exemplo da conta de luz, das despesas com alimentação, vestuário e etc.

Aqui a situação é ainda mais séria porque a variação dos gastos pode surpreender, mas a boa notícia é que o controle depende muito mais de você do que de qualquer outra pessoa. Ah, sim, tem a família, que precisa embarcar nessa jornada ao seu lado.

Organize suas despesas variáveis de maneira ordenada, das maiores para as que surgem com mais frequência. Assim você enxerga o que tem prejudicado mais sua realidade financeira, ao mesmo tempo em que se policia para evitar tanta repetição dos mesmos gastos.

6: Comece a comprar mais à vista

Quando você se acostuma a comprar tudo em muitas vezes, assumindo parcelas para o futuro, você automaticamente compromete seu orçamento e afasta o objetivo de poupar dinheiro para criar a reserva de emergência – isso fica cada vez mais para “outra hora”.

Compre mais à vista, seguindo a regra de ouro do consumo consciente: se você tem dinheiro, compre; se não tem, junte para comprar. Assim você não atrapalha seus planos futuros e lida melhor com as tentações de consumo, além de conseguir ótimos descontos.

Dica extra: quem paga à vista pode pechinchar sempre mais.

7: Renegocie tudo que estiver ao seu alcance

Com a pandemia do coronavírus, a realidade financeira ficou ainda mais desafiadora. Como parte do plano para lidar com o momento e ainda assim conseguir economizar e juntar dinheiro, é hora de renegociar tudo que você puder.

Do aluguel à conta de luz, faça sua parte e negocie. No caso do aluguel, abra o jogo para o proprietário do imóvel e peça um desconto por pelo menos alguns meses. Não invente nada, o momento é de nos apoiarmos na verdade para nos ajudarmos.

A conta de luz pode ter desconto de 100% do valor referente ao consumo, desde que você esteja cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e gaste até 220 kWh. Para pedir o desconto, que valerá para três faturas, entre em contato com a companhia de energia de seu estado.

Outra coisa que você pode fazer é pedir no banco em que tem empréstimos ou financiamento que ele faça uma pausa na cobrança das parcelas. Alguns bancos oferecem dois meses de folga, enquanto outros até quatro meses. Estas parcelas serão jogadas para o fim do período original e podem dar um fôlego extra agora.

Dica 8: Poupe dinheiro no dia em que receber seu salário

Recebeu? Poupe imediatamente. O hábito de poupar dinheiro não pode ser deixado para depois. A hora certa de guardar pensando na sua reserva de emergência é agora, não importando quanto você tem para isso.

Na Grão, oferecemos uma poupança digital repleta de muito conteúdo de educação financeira, rentabilidade acima da poupança tradicional e mais segurança. O lugar ideal para começar a poupar dinheiro e fazer sua reserva. Saiba mais em www.grao.com.br

Obrigado e parabéns por ler este conteúdo. Aos amigos da BLU365, valeu pelo espaço!