Pular para o conteúdo principal

Todos já sabem que no segundo domingo de maio ocorre uma das celebrações mais importantes, o Dia das Mães. A data já é esperada por toda família, que está repleta de carinho, amor e consideração pelas mães.

Mas você sabe como o segundo domingo de maio passou a ser mundialmente conhecido como Dia das Mães?

Confira agora com a BLU365!

Origem do Dia das Mães

Sempre houve referencias a respeito da figura da mãe, mas foi apenas no século XX que a data passou a ser um dia oficial conhecido mundialmente. Ela está ligada a historia da americana Anna Jarvis.

Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905. Com a morte de sua mãe, veio a dor e o sofrimento, mas o luto a fez refletir sobre tudo o que ela estava passando e veio a ideia de organizar um dia especial para homenagear todas as mães e ensinar para todos a importância da figura materna.

Anna contou com a ajuda de suas amigas na organização do evento, e por elas serem ligadas à Igreja Metodista Andrews, em 10 de maio de 1908, conseguiram celebrar um culto em homenagem ás mães. A repercussão do tema do culto  chamou atenção de líderes locais e do então governador da cidade, que definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.

A repercussão da celebração foi tão grande pelas outras regiões dos EUA que os governadores adotaram. No ano de 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, sugeriu que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio, ele chegou nessa decisão, com a ajuda da Anna Jarvis, que ficou conhecida como patrona do Dia das Mães.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mas foi em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado igual nos Estados Unidos, em todo segundo domingo do mês de maio.

Dia das Mães

Ninguém imaginava a historia dessa celebração tão linda que enaltece as mães todos os anos.

Por isso, o recado que a BLU365 gostaria de deixar para você é: não se preocupe apenas em comprar presentes para sua mãe, mas sim, em enche-la de abraços, beijos, carinho e demonstrar o quão importante e especial ela é para você! Afinal, Anna Jarvis, deu inicio a celebração para nos lembrar justamente isso.

A BLU365 deseja a todas as famílias um Feliz Dia das Mães!

Leia também: A situação financeira apertou… Como lidar com filhos pequenos?