Pular para o conteúdo principal

A Black Friday está chegando e muitos consumidores começam a se preparar para comprar na data. No entanto, sabemos que o índice de inadimplência dos brasileiros é alto e com a crise financeira causada pela pandemia, tende a aumentar ainda mais neste ano. Por isso, o melhor é saber como controlar o orçamento.

Você já sabe o que vai comprar nessa Black Friday? Ou faz parte do grupo que gosta de “dar uma olhadinha” mesmo sem estar precisando de algo? Então, confira 7 dicas certeiras para economizar na Black Friday.

1. Quite suas dívidas primeiro

Nesta época do ano, além da Black Friday, também é paga a primeira parcela do décimo terceiro. Se você tem dívidas, um bom uso desse dinheiro é para quitar suas dívidas. Por isso, se é o seu caso, é bom passar longe das propagandas dessa época. Priorize o que é mais urgente nesse momento.

Aproveite e confira as promoções para quitar sua dívida no site da BLU365.

consulte-os-descontos

2. Priorize o que é realmente necessário

Se você está precisando, de fato, comprar algo, então faça uma lista de prioridades. Sabemos que muitas vezes é difícil escolher, mas esse tipo de planejamento evita compras desnecessárias. Então, antes de comprometer seu orçamento e comprar por impulso, planeje seus gastos. O que é mais importante para você agora?

3. Planeje suas compras

Não deixe para escolher o que vai comprar somente na hora. A pressão do momento pode te fazer comprar itens desnecessários. Se você já vai comprar os presentes de fim de ano, por exemplo, já escolha o que vai comprar antes de sair de casa. Em compras online vale a pena comparar o preço em vários sites. 

Além disso, já tenha em mente o que quer comprar e o quanto quer gastar. É importante definir um orçamento para não sair desse limite e comprometer sua saúde financeira.

4. Pense a longo prazo

Você precisa, mesmo, comprar esse item nesse momento? Você tem o dinheiro necessário para investir? Pense também nas contas do começo do ano que precisam ser pagas (IPVA, IPTU, entre outras). A lógica consumista nos faz pensar apenas no presente, mas parte fundamental da organização financeira é pensar se pode arcar com a compra no futuro. 

Então, pense se realmente precisa dessa compra agora , se pode arcar com ela e se esse dinheiro gasto não vai te fazer falta no futuro.

5. Cuidado com a #BlackFraude

Já fizemos um post  sobre como não cair em golpes na Black Friday. Por isso, vale salientar que você deve prestar atenção em falsas promoções, prevenir-se de compras em sites fraudulentos e tomar cuidado com as compras feitas pela internet. Leia o post e informe-se.

Além disso, você evita o consumismo a partir do momento em que começa a refletir e se blindar contra a publicidade enganosa. Por isso, mantenha os sentidos atentos!

Confira os descontos que a BLU tem para você nessa Black Friday

consulte-os-descontos

6. Evite levar as crianças

Em compras presenciais, sempre que for possível, deixe as crianças em casa. Pensando também nos riscos de contágio do Covid-19, essa dica é ainda mais válida nesse momento. Assim, as compras ficam mais objetivas e com menos distrações. 

As crianças que acompanham durante as compras pedem itens que não estavam no planejamento e isso pode ocasionar duas situações ruins. A primeira é a culpa por não poder comprar o que elas desejam e a segunda é o descontrole financeiro, no caso de compras desnecessárias. Por isso, se tiver como, deixe as crianças em casa.

7. Analise sua situação financeira

Antes de pensar em comprar algo, pense se você pode comprar mesmo. Você está com dívidas? Tem outros gastos mais importantes? Se sim, repense a compra. Sempre vale a pena manter os pés no chão de acordo com a sua realidade e não comprar o que não pode pagar neste momento. Confira nosso post sobre planejamento financeiro e coloque o seu em prática.

Por que devo refletir sobre minhas compras?

O sentimento de compra é muito satisfatório no momento, mas se você compra além do necessário, existem muitas consequências. A primeira delas é a culpa por ter comprometido de forma negativa o seu dinheiro. Depois, você pode acabar se endividando por comprar além do necessário. Por fim, compras desnecessárias causam desperdício e contribuem para a sobrecarga do planeta. 

Portanto, faça sua parte e tenha uma Black Friday consciente. E conte sempre a BLU365 para manter sua saúde financeira em dia!