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A cada ano a cultura do empreendedorismo tem se tornado mais forte em nossa sociedade, isso porque pessoas com mentes criativas ou ideias inovadores estão acreditando cada dia mais na possibilidade de conquistar o seu próprio negócio de sucesso.

Mas não são todas as pessoas que iniciam no empreendedorismo pela vontade de correr atrás de seus sonhos, algumas pessoas começam por necessidade, pela falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Claro que existem outras variáveis e no mundo real situações diferentes também podem levar alguém a empreender, mas em sua maioria essas são as principais razões para que o mercado do empreendedorismo venha obtendo um crescimento estrondoso.

Neste artigo vamos te mostrar quais são as principais diferenças entre essas duas vertentes.

O empreendedorismo no Brasil

Entender sobre o cenário que vivemos é importante para firmas ideias sobre essas duas situações.

Apesar de todos os pontos negativos que vemos nos jornais todos os dias, o Brasil ainda consegue ser um dos  países com maior potencial criativo. 

Segundo uma coluna feita pela revista Istoé o Brasil possui 49,3 milhões de empreendedores, onde cerca de 20% são mulheres e 57% são jovens entre 18 e 34 anos. 

Uma das informações mais importantes ditas nessa coluna é sobre o crescimento do empreendedorismo por oportunidade que foi de 57 para 59%, e o empreendedorismo por necessidade que se encontra atualmente em 39%.

Mas qual dessas situações de empreendedorismo podem ser mais vantajosas que a outra? 

Entenda melhor com o auxílio desses tópicos:

Empreendedorismo por necessidade

Como dito anteriormente, as pessoas que começam a empreender por necessidade é porque não tiveram outra alternativa no mercado de trabalho, pode ser aquele profissional que ficou anos afastado da sua área e teve dificuldade de se realocar, ou um profissional que apesar de ser excelente no que faz não tem ensino superior completo, impedindo de evoluir na área que atua.

São essas as pessoas que veem no empreendedorismo uma forma de contornar a situação e conseguir uma forma de renda para viver ou de resolver problemas diretamente gerados pela carreira profissional.

Esses empreendedores não necessariamente atuarão na área de suas antigas carreiras. Antes, podem ter sido profissionais atuantes na área de escolha e hoje, abraçaram ideias inovadoras.

A necessidade de trabalho e alta concorrência do mercado faz com que essas pessoas desenvolvam novas habilidades e trabalhem lados profissionais novos.

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Empreendedorismo por oportunidade

Esse perfil trata daquele profissional que enxergou uma grande oportunidade no 

mercado, e assim tomou a decisão de tirar aquela ideia do papel.

Por mais que esse profissional possua oportunidades de emprego excelentes ele ainda irá preferir investir no empreendedorismo, por ter ciência da grande oportunidade de crescimento que está por vir. 

Esse profissional pode até mesmo abandonar o trabalho que atua para desenvolver a sua ideia inovadora. 

Vejamos o seguinte exemplo: Um analista de contas de uma empresa de convênio odontológico empresarial têm a ideia de abrir uma startup para democratizar diversos tipos de convênio dentário ao redor do país e assim, ampliar serviços, tratamentos e procedimentos e investimentos tecnológicos na Odontologia, melhorando a experiência do paciente. 

Tendo noção dessas duas perspectivas, alguns podem imaginar que empreender visando uma boa oportunidade é a melhor opção. 

Mas na verdade, os dois caminhos possuem chances enormes de darem certo e de trazerem soluções inimagináveis para cada um desses indivíduos, pois a oportunidade e a necessidade são enormes motivações e ambas caminham lado a lado. 

Entretanto, é preciso se ter em mente que mesmo empreendendo por necessidade ou por oportunidade, o planejamento estratégico é fundamental. 

Veja bem, aquele que empreende por oportunidade pode ter uma ideia inovadora sobre um atendimento exclusivo para empresas que atendem plano dental empresarial. Mas nada adiantará um projeto brilhante sem o planejamento estratégico adequado. 

Já o empreendedor por necessidade têm uma ideia similar mas, ao mesmo tempo, faz um planejamento árduo, define objetivos, traça metas a serem alcançadas, têm um planejamento financeiro e estratégias de negócio. Quem tem mais chance de garantir sucesso? 

Empreender por necessidade não torna uma ideia menos apta a assertividade. Mas, em ambos os casos, o planejamento estratégico é imprescindível e não pode ser deixado de lado. 

Fora o planejamento, analisar bem o mercado também é de suma importância. Somente assim é possível explorar as condições do mesmo, além de construir uma ideia de como posicionar seu produto/marca ou serviço para que seja bem aceito diante o público. 

Procure responder as questões:

  • O mercado está favorecendo o meu produto agora?
  • Possuo concorrentes? Se sim quais os diferenciais deles?
  • Como posso me destacar? Qual será meu diferencial?

Pense no inicio da internet como um exemplo: A única rede social que possuíamos alguns anos atrás era o e-mail e o Orkut. O Facebook por sua vez, chegou de forma revolucionária e até hoje, é líder de acessos, recebendo mais de 50 milhões de acessos todos os dias. 

Apesar de ser “mais uma rede social”, o Facebook trouxe um design inovador e ferramentas não encontradas nas redes já existentes. Mesmo depois de anos, a rede social continuo buscando por inovações e hoje, é uma das maiores ferramentas de Marketplace da internet, além de ser palco de estratégias de Marketing Digital para empresas. 

Qual o maior aliado para um novo empreendedor?

Independente do motivo que venha a ter acontecido para que a opção de empreender seja colocada em prática, um dos maiores aliados para quem está começando agora e ainda está engatinhando no mundo do empreendedorismo é um bom Coaching.

Assim como qualquer negócio, empreender não é fácil e necessita de um bom gerenciamento para lidar com sistemas enormes que envolvem finanças, marketing, público alvo, gestão de pessoas, entre outros.

O Coaching pode ser um grande amigo pois através de técnicas e ferramentas, é possível entender o seu público-alvo, além de ver que eles mais procuram.

Um coaching pode te orientar no seu desenvolvimento sobre um site ou blog, auxiliando, por exemplo, no processo de inserção de palavras-chave em seus conteúdos. 

Se seu público-alvo busca por opções de plano odonto empresa, a instrução do Coaching o fará atribuir palavras-chave de relevância do assunto em seus conteúdos, fazendo com que o seu domínio se posicione melhor nos motores de busca e fique mais visível a potenciais clientes. 

E, além de tudo isso, é uma ótima maneira de desenvolver as habilidades necessárias para a gestão de negócio, sendo em sua maioria:

  • Empatia
  • Liderança
  • Autoconhecimento
  • Disciplina
  • Gestão de tempo
  • Comunicação objetiva e eficaz
  • Negociação

Considerações finais

Seja qual for a razão que te fez empreender entender todas as vertentes que esse mercado gerencia é importante para o seu desenvolvimento.

Por necessidade ou oportunidade o único capaz de fazer o seu projeto dar certo é você mesmo. Com a escolha de um bom planejamento e profissionais capacitados e qualificados, fica praticamente impossível fracassar no negócio que pode mudar a sua vida!

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Ideal Odonto

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