Pular para o conteúdo principal

Desde fevereiro deste ano o Banco Central anunciou a nova modalidade de pagamento instantâneo PIX e causou muita curiosidade. Com ele, vai ser possível transferir de sua conta pessoal para outra conta, sem intermediários e por isso, com custos reduzidos. Além disso, promete uma velocidade maior nas transações.

Você já sabe tudo sobre esse assunto? Se não, confira a seguir mais informações sobre o pagamento instantâneo PIX que estará disponível a partir de 16 de novembro de 2020.

Afinal, o que é o PIX?

O PIX é uma alternativa criada pelo Banco Central para substituir TED e DOC, que atualmente são as principais formas de transferência entre contas. Muitas vezes, as transferências têm custos elevados e por isso não são atrativas para o público. Além disso, não disponibilizam o dinheiro na mesma hora. O PIX estará disponível 24h por dia, durante todos os dias da semana, incluindo feriados.

O valor transferido estará disponível para a conta recebedora em poucos segundos. Qualquer valor pode ser transferido, incluindo pessoas físicas, empresas e transferências que envolvem o governo. E o maior benefício do PIX é que ele é totalmente gratuito para pessoas físicas. Além disso, também não será preciso digitar todos os dados da conta da pessoa, facilitando o pagamento.

Já consultou o seu CPF hoje? Veja se temos alguma oferta disponível para você 😉

consulte seu cpf gratis

Como usar o PIX?

Agora vamos para a parte prática. Como o PIX vai funcionar? Para receber, cadastre seu CPF como chave PIX na sua conta Mercado Pago. Então, basta informar seu CPF para quem irá realizar o pagamento. Para quem possui Mercado Pago já é possível fazer o pré-cadastro do CPF. Para os bancos convencionais, basta ter uma conta corrente, conta poupança ou pagamento pré-pago. 

Quem possui conta no Santander já pode realizar seu pré-cadastro também. Basta acessar o Santander SX e cadastrar seu CPF como chave PIX. As próprias instituições entrarão em contato com os clientes informando sobre a disponibilidade do PIX e para o cadastro da chave PIX. A partir do começo do mês de outubro já estará disponível para o cadastro.

Todos os bancos que oferecem o PIX irão entrar em contato com os clientes para o cadastro da chave PIX. Verifique seu app, site ou pelos outros canais em que utiliza os serviços bancários.

Para quais bancos e instituições estará disponível?

Todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes oferecerão o PIX como uma forma de pagamento em seus aplicativos e serviços digitais. Informe-se com o seu banco se o pagamento estará disponível.

Existe limite de valor para PIX? 

Atualmente não existe valor mínimo ou máximo, mas cada instituição poderá fixar seus valores.

PIX para o seu negócio, como funciona?

Além de pessoas físicas, empresas também podem realizar pagamentos pelo PIX. Com os mesmos benefícios para pessoas físicas e com mais facilidade para seus clientes realizarem pagamentos. Está disponível para pré-cadastro no Mercado Pago, Santander SXPJ entre outras instituições financeiras.

O PIX chegará para revolucionar a forma como os pagamentos online são realizados. Ainda não está disponível, mas logo vai estar. Certamente todos estão muito curiosos para utilizar esse serviço, não é mesmo? Conte sempre com a BLU365 para te contar novidades sobre finanças! (;