Pular para o conteúdo principal

As diferenças de uma boa e uma ruim administração são facilmente observadas dentro de uma empresa. A falta de uma administração financeira de qualidade pode gerar problemas como prejuízos financeiros, custos desconhecidos e estoques ausentes.

Ter o conhecimento dos procedimentos que levarão a uma administração de qualidade é o mínimo necessário para conquistar os objetivos pretendidos e evitar uma falência futura derivada de desconhecimentos e erros que poderiam ser evitados.

Conhecer a saúde financeira do seu negócio e garantir investimentos corretos, planejamentos adequados e resultados de sucesso são reflexos de uma boa administração financeira empresarial.

O que acarreta uma boa administração financeira?

Quando a administração financeira é boa, os resultados da empresa são igualmente bons. Em algumas situações, empresas, até mesmo grandes, declaram falência por motivos que poderiam ter sido evitados caso a administração tivesse identificado os problemas que levaram a isso.

Aumentar o patrimônio da empresa é um dos importantes objetivos que qualquer empresário busca, para isso, os lucros devem ser maiores do que as perdas e identificar setores, produtos ou serviços que estão prejudicando ajudam a definir planejamentos perfeitos para aumentar a lucratividade.

Uma boa administração financeira acarreta em adquirir conhecimento sobre o que acontece e deixa de acontecer dentro da empresa, como o acompanhamento do fluxo de caixa, os custos e despesas, e a evolução do patrimônio empresarial e, claro, os lucros e perdas.

Deve-se também acompanhar e controlar toda movimentação bancária, as vendas e compras, a organização dos registros quem mantém os documentos em ordem. Com os saberes da empresa atualizados, é possível analisar e criar planejamentos que foquem nos melhores resultados, de modo a garanti-los.

O que acarreta uma ruim administração financeira?

Além de desconhecer os gastos da empresas, custos, resultados e vendas, a desorganização de documentos importantes e falta de controle de estoque, a falência é uma causa provável quando não se sabe como gastar, onde gastar e se deve gastar para melhorar a empresa.

Sem recursos de investimento e com gastos que não se sabe de onde são, a recuperação após uma péssima administração financeira é difícil e quase impossível em alguns casos quando não se tem como cobrir dívidas que se acumularam.

na ausência da  informação de caixa e movimentações bancária, o administrador fica totalmente perdido dentre tantos valores, não sabe o que pagar ou de quem receber e até mesmo está desinformado se a empresa tem lucros ou prejuízos, o que acelera o processo de endividamento, por não ter certeza sobre o que economizar e como poupar dinheiro para recuperação.

Sem qualquer informação, investimentos não podem ser feitos, investidores não saberão em que investir e nem se devem investir, os lucros são desconhecidos e sem consumidores ou valores corretos em seus produtos.

Como evitar os problemas e fazer uma boa administração financeira?

Com os cenários de uma boa e uma ruim administração financeira, é o momento de repensar e investir na qualidade de uma ação de grande importância dentro de uma empresa e levá-la ao alcance dos objetivos esperados.

A começar pelas condições financeiras de sua empresa, para isso, o planejamento sobre onde gastar, como gastar e onde economizar são informações que você pode reunir com seu contador.

O contador tem um papel importante na sua administração financeira como a estipulação de preço de vendas dos produtos e o planejamento para obtenção de resultados melhores com foco em manter o controle das operações da empresa de acompanhamento dos processos.

Organize seus custos e todas as movimentações financeiras da empresa. Existem sistemas que realizam essa tarefa e ajudam a gerar relatórios com os dados que você registrar, mas mantenha também os registros em relatórios físicos.

As documentações financeiras da empresa são também uma segurança que o empresário terá em caso de problemas legais, seu arquivamento auxilia nesses casos. Mantenha-os organizados adequadamente.

Independente da situação financeira que a sua empresa possui, é possível estabelecer um plano adequado que levará a lucros consideráveis, para isso, uma administração financeira de qualidade é indispensável.