Pular para o conteúdo principal

O covid-19 têm deixado o mundo todo em alerta e por isso medidas de segurança como o isolamento social foram tomadas na maior parte do país. Afinal, a quarentena é uma forma de conter o contágio do coronavírus e manter a população mais segura. 

O que é uma medida de segurança, no entanto, também é uma preocupação para algumas pessoas que não conseguem trabalhar por conta disso. Profissionais autônomos têm sua renda prejudicada neste período, já que não podem trabalhar neste momento. Mas é possível se adaptar e conseguir renda extra, saiba como!

1. Receba o auxílio emergencial do governo federal

Neste mês de abril, o governo federal disponibilizou um auxílio de R$600 por pessoa. Mães solo podem receber até R$1200. O auxílio será pago durante 3 meses. Cadastre-se pelo aplicativo para Android ou iOS ou pelo site e veja se você faz parte do grupo que vai ser beneficiado. 

2. Venda pela internet

Não é novidade que as vendas online prometem cada vez mais lucros. Então se você já trabalha com revenda, o momento pede que você invista ainda mais na internet. Então divulgue seus produtos pelas redes sociais e lembre-se de atender às normas de saúde no momento da entrega.  

3. Ofereça formas de pagamento digitais

O contato com o dinheiro ou o cartão são um risco neste período, todo cuidado é pouco. Por isso, além de vender pela internet, aposte também em formas de pagamento digitais. Recarga Pay e PicPay são exemplos de plataformas fáceis de usar e que te permitem receber sem ter risco de contaminação. 

Alguns bancos como Inter e Nubank também são interessantes neste momento. Ambos permitem que você gere boletos sem taxas, entre outras formas de receber com segurança e praticidade. 

4. Dê aulas online

Você domina algum tipo de artesanato? Sabe tocar algum instrumento? Sabe cozinhar muito bem? Aproveite para oferecer cursos online, certamente esses talentos serão úteis para alguém. Você pode gravar as aulas e disponibilizá-las nas redes sociais ou no YouTube, ou ainda, realizar conferências online por meio de aplicativos como o zoom, Whastapp, entre outros. 

5. Explore ainda mais seus talentos

Assim como você pode dar aulas a partir dos seus talentos, também é possível transformar seu hobby em dinheiro de outras formas. Que tal utilizar as redes sociais para vender artesanatos? Certamente muita gente vai querer comprar. É possível cadastrar seus produtos e vender em sites como o Tanlup ou Elo7.

6. Cozinhe e venda

Aproveitando ainda mais os seus talentos, que tal começar a cozinhar e lucrar? A ideia é aproveitar seus dotes culinários para ganhar uma graninha extra nesse período. Já que muita gente está pedindo comida neste período, você pode faturar vendendo marmitas, bolos, tortas, doces e muito mais! É possível vender pelas suas redes sociais ou por apps de delivery como o iFood e similares. 

7. Venda objetos usados

A quarentena é um ótimo período para fazer uma limpa em casa e se desfazer de tudo que não tem mais uso. Roupas, calçados, acessórios, itens domésticos e o que mais estiver sem uso pode te garantir uma graninha extra. Venda pelas redes sociais ou por plataformas como Enjoei e OLX.

8. Seja entregador de delivery

Muita gente está usando o serviço de delivery neste período, então pode ser uma boa ideia investir nesse trabalho. No entanto, existem riscos ao estar na rua, então lembre-se de tomar todos os cuidados de higiene e volte para casa o mais rápido possível. Aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros, estão sempre com possibilidades para quem deseja fazer uma graninha extra. 

Cuide de sua saúde física e mental durante a quarentena

Apesar de ser difícil se manter em casa, especialmente para trabalhadores autônomos, é preciso se cuidar e ficar em isolamento social sempre que possível. Lembre-se que a sua saúde e bem-estar estão em primeiro lugar neste momento. 

Por isso, além de faturar um dinheiro extra, que tal investir tempo no seu bem-estar também? Você pode baixar alguns apps que te ajudam nisso, confira a seguir.

  •  Sattva: app de meditação guiada disponível para Android e iOs;
  • Yoga Studio: este app apresenta várias aulas de yoga com práticas iniciantes e intermediárias, ideal para quem quer começar sem sair de casa. Disponível para Android e iOS
  • Nike Training Club: um dos aplicativos de exercício mais usados no mundo. Oferece muitas opções, com exercícios que fortalecem, aeróbicos e até yoga. Disponível para Android e iOS.

Gostou? Compartilhe com as pessoas queridas, assim todo mundo se ajuda neste período! 

Leia também: Conheça o Radar de Renda Extra