Pular para o conteúdo principal

A Páscoa é o momento de curtir e valorizar os familiares e amigos mais próximos, mas infelizmente com a pandemia este ano, não poderemos curtir esse dia especial ao lado de todos eles. Mesmo sem poder encontrar fisicamente, ainda é possível se mostrar presente através de gestos carinhosos, como os tradicionais ovos de chocolate e uma pequena ceia só pra quem mora com você! Pra te ajudar a segurar os gastos extras nessa época do ano, trouxemos dicas de planejamento pra que você possa fugir dos exageros, evitar rombos no seu orçamento e ainda estar presente mesmo de longe neste momento tão especial!

Para você não cair nas armadilhas em formato de ovos é preciso ter muita cautela, pesquisar e planejar as suas compras de Páscoa. Por isso, confira as dicas que separamos para você economizar esse ano.

Opte por Ovos Caseiros

Os ovos de Páscoa de marcas famosas costumam ter o preço bem alto, levando em conta que todo ano sofrem reajustes, o que encarece ainda mais. Por isso, a alternativa é adquirir o doce caseiro, feito pela padaria do bairro, por aquele seu amigo que faz tudo de forma artesanal ou até mesmo feito por você.

Não é difícil encontrar pessoas que produzem ovos e bombons caseiros nessa época do ano. Só procure indicações com as pessoas próximas antes de fazer o seu pedido, para garantir que ficará satisfeito com sua encomenda!

Estipule um valor para os gastos

Seja para comprar os ingredientes para o almoço ou os ovos, estipule o valor máximo que você poderá gastar no mercado. Assim você se planeja de acordo com o valor que tem disponível, sem prejudicar seus gastos fixos, como contas, aluguel e cartão de crédito.

Uma dica para ajudar no planejamento é usar planilhas. Elas são ótimas ferramentas para que você possa alcançar os seus objetivos financeiros e ainda manter a organização.

+ Leia também: Como montar uma planilha de gastos

Se possível, negocie

Além de planejar o valor que irá gastar, é muito importante negociar. Esta é uma opção que pode ser facilmente utilizada na hora de comprar os seus ovos de chocolate caseiros ou em pequenos estabelecimentos.

Por isso, na hora de fazer as suas compras, não hesite em pedir aquele descontinho.

Faça um Amigo Chocolate

Se você mora com mais pessoas, dê a ideia de fazer um amigo chocolate só entre vocês esse ano. Ele funciona como um amigo secreto: você coloca o nome dos participantes, faz o sorteio e presenteia com chocolate!

Assim você não fica sem graça em presentear apenas o seu “amigo chocolate”, e economiza comprando apenas um ovo, o que já ajuda bastante no seu gasto para essa ocasião.

Se planeje para as compras do almoço

Já falamos dos cuidados e opções na hora de comprar os ovos de Páscoa, mas as compras feitas para a elaboração do almoço também precisam de uma atenção. 

Sabemos que os preços dos grandes mercados são bem salgados, principalmente para o prato típico dessa época, que é Peixe. Portanto, a dica é procurar as peixarias com os menores preços ou optar por variedades que são mais em conta.

O bacalhau é o preferido e costuma ser o mais caro. Por isso, opte por outros como pescada, merluza e até mesmo o atum enlatado que pode virar recheio de uma torta. 

IMPORTANTE: Lembre-se que ainda estamos vivendo um momento de pandemia! Se possível, faça suas compras pelo telefone, WhatsApp ou aplicativos (Rappi, Ifood, etc). E se for fazer um almoço de Páscoa, chame apenas as pessoas que convivem com você diariamente. Evite sair de casa e se proteja!