Pular para o conteúdo principal

Quem já teve dívidas, sabe que manter o nome limpo é essencial para a saúde financeira, impactando até na saúde mental. Para evitar problemas grandes, é muito importante o esforço para manter o cadastro positivo, assim deixando uma parte problemática da vida para trás.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos as 5 principais dicas para quem deseja manter o nome limpo para sempre. Continue a leitura para conferir!

1. Mantenha os pagamentos do acordo

Caso tenha renegociado a sua dívida passada, parabéns pela decisão! Para manter o nome limpo e evitar que a dívida volte a bater na porta, nunca deixe de pagar as parcelas do acordo.

Ao deixar de pagar essas parcelas, o acordo pode ser cancelado e, consequentemente, a dívida anterior voltar. Além disso, nesses casos, é muito difícil conseguir um segundo acordo tão bom quanto o primeiro.

2. Realize um bom planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é, sem dúvidas, o melhor amigo do nome limpo. Faça um plano detalhado, incluindo todas as suas fontes de renda, sejam elas fixas ou uma projeção, todas as despesas fixas, como aluguel e parcelas de renegociação e financiamentos, despesas que podem variar e uma quantia para lazer.
Lembre-se sempre de guardar um percentual dos ganhos, para assim ter uma reserva de segurança quando alguma emergência ocorrer.

Planeje quanto será gasto e com o que. Siga o plano a risca, assim evitando novos sufocos financeiros. Lembre-se que, mesmo que comprar algo ou gastar o dinheiro com uma coisa que possa trazer satisfação, é muito mais satisfatório manter o nome limpo e sem dor de cabeça por conta da vida financeira!

3. Utilize métodos para auxiliar a organização

No dia a dia, manter a organização financeira pode ser complicado, mas existem recursos que podem te auxiliar a manter no controle. Existem diversas opções de aplicativos, por exemplo, que permitem anotar os gastos e entradas de dinheiro, criando metas de economia e gastos.

Se preferir no papel, anote sempre os seus gastos e confira se está mantendo o planejamento financeiro. Não importa o seu método favorito – no final do dia, aprender a economizar e manter-se livre de dívidas é o objetivo final!

4. Coloque manter o nome limpo como prioridade

Quando planejamos as finanças, sejam pessoais ou empresariais, é necessário definir prioridades de como o dinheiro será utilizado. Uma dica importante é ter como um de seus grandes objetivos manter o nome limpo, e desenhar os planos e gastos em volta disso.

É claro, não é necessário ter uma obsessão completa com essa questão. Porém, antes de assinar contratos ou gastar uma alta quantia de dinheiro, pense: isso é realmente necessário? Vou conseguir honrar todos os pagamentos e manter o nome limpo? Pergunte-se de tudo isso antes e tome decisões mais racionais.

5. Tenha uma reserva financeira

Muitas vezes, dívidas surgem por conta de emergências, sejam ela de saúde, familiar, um acidente ou outra coisa que pode exigir muito dinheiro. Não podemos prever emergências, mas o que é possível fazer é manter uma quantia reservada para não passar apuros.

Normalmente, é indicado que essa reserva seja referente a 2 a 6 salários. Dessa forma, você se mantém com maior segurança!

Agora que está com o nome limpo, o esforço vai para mantê-lo assim. Boa sorte!

A BLU365 tem descontos exclusivos para você negociar sua dívida com um valor que cabe no seu bolso! Clique no botão abaixo para consultar.

consulte as ofertas